O município de Cocal do Sul recebeu nesta terça-feira (10), o 2º Encontro da Agricultura Orgânica. O evento ocorreu ao longo do dia no salão paroquial e Praça Coberta e contou com palestras, apresentação de famílias produtoras, venda de produtos orgânicos e exposição de equipamentos e placas solares.
Segundo o coordenador do evento e extensionista social da Epagri, Kriger dos Santos Leopoldo, o objetivo do encontro foi de apoiar e fomentar a agricultura orgânica no Estado, em especial no Sul Catarinense. Diego Adilio da Silva, extensionista rural e líder do projeto fruticultura na região, relata que o Sul de SC possui o grupo Serramar, que reúne em torno de 50 famílias assistidas pela Epagri em produção orgânica com certificação participativa pela rede Ecovida.
“São diversas culturas e agroindústrias, como farinha de milho, cogumelo em conserva, frutas e hortaliças diversas. Um dos destaques da região é a banana: cerca de 600 hectares do cultivo da fruta são certificados. Mas sabemos que a região tem potencial para aumentar esses números”, afirma Diego.
Kriger complementa que, além da assistência técnica, a Epagri também organiza esses produtores a comercializar a produção em feiras e acessar novos mercados, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O encontro foi mais uma oportunidade de comercialização: os interessados em vender sua produção devem fazer contato com o escritório de Cocal do Sul, desde que a produção seja certificada.
Na Praça Coberta, onde ocorreu a feira, foram comercializados produtos como kombucha, hortaliças diversas, banana e derivados, mel e derivados, inhame, gengibre, açafrão, batata-doce, mudas de batata, tupinambor, cará-da-terra, cará-do-ar, zedoaria, mudas de aipim, semente de mucuna e semente de guandu.
O evento é anual, realizado pela Epagri e pela Prefeitura de Cocal do Sul.