Foi durante a cerimônia do Pacto de Amizade entre Cocal do Sunl e Soverzene que o Grupo de Dança Folclórico Italiana de Cocal do Sul fez a sua estréia. Iniciado com oito estudantes de escolas do município, eles se prepararam para apresentar a Tarantella e Archi di Fiore.
O Grupo nasceu para representar a cultura italiana por meio da dança e da música popular folclórica. Ele tem o objetivo de promover a integração das famílias descendentes de italianos, resgatar e valorizar os costumes e as tradições dos antepassados, preservar as músicas e cantigas deixadas pelos imigrantes e descendentes e incentivar crianças e jovens a abraçarem a cultura italiana.
O projeto pertence ao Círculo Italiano de Cocal do Sul e tem como coordenadora e incentivadora, a jornalista Maria Luiza Da Rolt. Ele conta ainda com a parceria com a Escola de Teatro Jônatas João. O trabalho tem como professora responsável, Verônica Piovesan que expressa o seu sentimento de orgulho e gratidão pela oportunidade.
“Fiquei muito feliz em participar de um movimento cultural tão importante para Cocal. Foi lindo. Nossos dançarinos são muito especiais, dedicados e cheios de expectativas. Muito obrigada aos pais pela confiança, a Escola de Teatro pela acolhida e ao Círculo Italiano e a Maria Luiza por esta missão que dará muitos frutos”, ressalta.
Para Maria Luiza o grupo é a realização de um sonho. “A autenticidade é um dos pontos principais, pois possui caráter de preservação da história. Os ensaios iniciaram em maio de 2023, com a participação de crianças e adolescentes das escolas do município e com dedicação total para esse momento do Pacto de Amizade. O grupo é ainda pequeno, mas logo terá a sua composição completa para representar a cidade em toda a região. Estou encantada com a evolução e o resultado. A professora Verônica é simplesmente fantástica em sua atuação e as crianças merecedoras de todos os elogios. Esse é o primeiro projeto de dança tradicional do município que com muito orgulho a gente abraça”, ressalta Maria Luiza.
O grupo esta representado pelos dançarinos: Sabrina Peter Viel, Bruna Peter Viel, Letícia Silveira Grassi, Maria Eduarda de Melo, Maria Valentina Zavarise, Pedro Henrique Machado Padilha, Artur Pereira, Maria Valentina Zavarize, Julia Ribeiro Simplicio e Alice Maria Possamai.
“Conhecer a dança italiana é muito interessante. É uma coisa nova. Foi incrível poder apresentar para tantas pessoas importantes. O coração acelerou. Amamos as nossas roupas também. Somos todos gratos pela oportunidade de viver esse momento e ajudar a preservar a cultura do município”, afirmaram os dançarinos.
Confira o vídeo da apresentação: https://www.instagram.com/reel/Cy-_FwoOAK9/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==





Por Maria Luiza Da Rolt