O município de Cocal do Sul teve saldo positivo de empregos no último mês, conforme dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Vale ressaltar que este é o quarto ano consecutivo que a cidade tem números positivos na geração de empregos, desde 2021. Somente neste ano, já foram registrados 143 novos postos de trabalho formalizado.
Para o secretário de Administração, Fazenda e Planejamento do município, Juarez de Souza Medeiros, o resultado é fruto de investimento e atração de empresas para a cidade. “A administração municipal de Cocal do Sul está muito feliz em virtude dos dados apresentados pelo Caged, cujo quadro de geração de empregos apresenta-se positivamente desde 2021, ao contrário de 2020, que apresentou um número negativo de -216 empregos”, comenta.
Vale ressaltar que o poder público municipal também fez parcerias com universidades, Abadeus e Senai, ministrando cursos profissionalizantes. Somente no último mês, quase 90 alunos se formaram nos cursos de Manutenção Mecânica Industrial, Operador e Programador de Máquinas CNC e Panificação e Confeitaria, por meio de investimento da administração municipal, contribuindo para a qualificação de profissionais, preparando-os para o mercado de trabalho.
“O reflexo de nossa economia pujante e crescente dá-se principalmente pela coragem e dedicação de nossos empresários e por outro lado, patrocinado pelo incentivo da administração pública municipal que vem investindo muito nas áreas industriais, inclusive, com a aquisição do terreno para a instalação da V Área Industrial. Diga-se de passagem, que temos uma lista de aproximadamente 45 empresas esperando para se instalarem na nova área”, salienta o secretário.
Vitrine de empregos
Outro fator de suma importância que vem contribuindo para o saldo positivo é a Vitrine de Empregos, que ocorre todo mês na Praça Coberta. A iniciativa, que é da atual administração, tem trazido bons resultados, não só para os que estão em busca de oportunidades de trabalho, como também às empresas que procuram por profissionais.
“A Vitrine de Empregos tem dado muito certo, as empresas aproveitam essa oportunidade para buscar talentos para o mercado, em busca também de mão de obra qualificada; vamos fazer essa engrenagem chamada economia girar”, finaliza o secretário.