A Secretaria de Saúde do município divulgou o balanço referente ao último mês dos atendimentos do Pronto
Atendimento 24 horas. Foram registrados 19.974 procedimentos, sendo 826 atendimentos de urgência com observação até 24 horas em atenção especializada, que compreende o exame inicial e o acompanhamento ao paciente em situação de urgência. Neste caso, o atendimento vai além consulta, pois o paciente permanece em observação por até no máximo 24 horas.
“Neste tempo pode ser administrada medicação conforme o quadro clínico do paciente, ou ainda podem ser realizados exames para esclarecimento diagnóstico. Em até 24 horas, o paciente pode ter condições de ser liberado e se ultrapassar as 24 horas ele deve ser internado ou transferido”, explica o secretário de Saúde do município, José Orlei Sartor.
Além disso, foram administradas 1.448 doses de medicamentos por via oral, 1.450 administrações de medicamentos injetáveis, 3.168 atendimentos médicos (consultas), 1.519 pessoas em observação, 3.185 acolhimentos com classificação de risco e demais procedimentos como: curativos, aferição de pressão arterial e de temperatura.
“Por essas razões e números é que o Pronto Atendimento 24 Horas continua salvando vidas e evitando a livre demanda para os hospitais da região”, finaliza o secretário.