COCAL DO SUL Previsão do Tempo
academicos de pedagogia participam da oficina de teatro de bonecos dsc 0109
© Divulgação
Cultura

Acadêmicos de Pedagogia participam da oficina de teatro de bonecos

Os acadêmicos construíram e manipularam um boneco, construído a partir de folhas de jornal e usando a técnica do Bunrako, além do contato com outras técnicas e com os objetos de pesquisa do projeto, que são as caixas de Lambe-Lambe.

As turmas de 2ª e 3ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participaram de uma oficina de Teatro de Bonecos na terça-feira (22), no campus em Orleans. A atividade foi proporcionada pelo Projeto “Caixas Tiradas de Tirinhas”, aprovado pelo Edital de incentivo a cultura Elisabete Anderle e que envolve três grupos teatrais da região sul: Cyathus Teatro de Animação, de Nova Veneza e os Grupos Cirandela e Enluaratus, de Criciúma.

A atividade faz parte da contrapartida do projeto que prevê oficinas e apresentações nos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e Orleans. Os acadêmicos construíram e manipularam um boneco, construído a partir de folhas de jornal e usando a técnica do Bunrako, além do contato com outras técnicas e com os objetos de pesquisa do projeto, que são as caixas de Lambe-Lambe.

A acadêmica Farinia Recco, da 3ª fase, disse que achou atividade maravilhosa. “Foi uma oportunidade que a gente tem para estar desenvolvendo essa parte lúdica, e que a gente precisa tanto. A gente sempre trabalho para que a gente adquira sempre mais conhecimento e o boneco proporciona muito isso. Trabalha a nosssa fantasia como adultos e das crianças”, disse a acadêmica que afirma já ver muitas possibilidades.

A oficina, que foi ministrada pelo ator-manipulador Marcelo Ciepielewski, com auxílio do jornalista Antonio Rozeng, contou ainda com a demonstração das caixas de Lambe-Lambe, que são o objeto de pesquisa dos artistas. Conforme Marcelo, o projeto prevê esse contato com o público, mas ainda está em pesquisa. “Esse contato é importante para ver o que funciona com o público para irmos desenvolvendo a dramaturigia, os objetos cenicos e o espetaculo em si”, afirma.

Já a professora da disciplina de Projeto de extensão interdisciplinar ministrada, Rosani Hobold Duarte, foi uma noite de aprendizado, criatividade, imaginação e entretenimento. “São técnicas que podem ser trabalhadas em sala de aula com crianças e adultos para o desenvolvimento de muitas habilidades. Com certeza, essa oficina servirá de ponto de partida para o desenvolvimento dos Projetos de Extensão Interdisciplinares para este semestre de 2023/2”, avaliou.

O projeto “Caixas tiradas de tirinhas” foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura na edição de 2021, e está sendo executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

academicos de pedagogia participam da oficina de teatro de bonecos dsc 0148

Colaboração: Antonio Rozeng