Olá, leitor Cocal360!
Você sabe como a alimentação pode influenciar na sua saúde vascular?
A saúde vascular é definida como o bom funcionamento da circulação no corpo humano, ou seja, é a conhecida BOA CIRCULAÇÃO. E uma grande aliada, certamente, é a alimentação. Hoje em dia, temos conhecimento de muitos alimentos que podem tanto beneficiar, quanto prejudicar as pessoas na busca por uma saúde vascular perfeita. Sendo assim, manter uma dieta equilibrada é o ponto chave da questão saúde. Os nutrientes, na quantidade adequada, são importantes para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do nosso corpo.
Os problemas da circulação podem estar relacionados com uma inflamação, conhecida como aterosclerose, na parede das artérias (tipo de vasos sanguíneos) em decorrência da formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos. Com o passar dos anos, há o crescimento das placas, com estreitamento do vaso, podendo chegar à obstrução completa, restringindo o fluxo sanguíneo. Essa complicação é a causa de diversas doenças cardiovasculares, como infarto, morte súbita e acidentes vasculares cerebrais, representando a principal causa de morte no mundo todo.
O que comer para melhorar a saúde vascular?
Dê preferência para alimentos que contenham vitamina C, como frutas cítricas (morango, acerola, limão, kiwi e laranja) pois auxiliam na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e promovem a longevidade.
Do mesmo modo, as fibras alimentares, presentes nos grãos, verduras folhosas, frutas, farelo de trigo e cereais integrais, como arroz integral e pães feitos com farinha integral, pois diminuem o colesterol LDL (o famoso colesterol ruim). Devemos aumentar o HDL-colesterol (colesterol bom) que ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos. Essas gorduras boas são os óleos vegetais, como o azeite de oliva, o óleo de coco, as castanhas, como nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, sementes de chia, de linhaça e de abóbora, abacate e peixes (Salmão, atum, sardinha).
A ingestão de alimentos ricos em potássio que ajudam a eliminar e regular a água nas células do corpo diminuindo o inchaço, como a banana, o tomate, o iogurte natural e o abacate regulam a pressão arterial. Assim como evitar o consumo exagerado de sal e alimentos ricos em sódio.
No dia a dia, procure substituir os refrigerantes por sucos (por exemplo de uva integral) e chás naturais, os temperos prontos por alho e azeite. Dê preferência a carnes brancas e peixes. Busque consumir alimentos frescos. Evite os enlatados, se o consumo for inevitável, leia as embalagens e escolha os alimentos sem gordura trans (presente em biscoitos e bolos prontos), sem colesterol e com menos sal. Muita atenção aos transgênicos (identificados com o símbolo de um triângulo amarelo com a letra “T”, de cor preta). E lembre-se da importância em tomar pelo menos 2 litros de água (8 a 10 copos) e de praticar atividade física diariamente!
Uma alimentação adequada pode ajudar, mas não deve ser a única forma de tratamento, especialmente se após esse tempo os sintomas de má circulação, como o inchaço persistente nas pernas, pois podem ter origem em uma doença no coração, rins ou até mesmo no fígado. Consulte o seu médico de confiança em caso de dúvidas.
Atitudes saudáveis e checkup vascular são essenciais para manter sua saúde vascular em dia!
Pense nisso! Cuide da sua saúde vascular!
Muita saúde e até semana que vem.

Dra. Ana Nazário CRM-SC 14261/ RQE 11544/ RQE 19776, médica Angiologista e especialista em Doppler Vascular e responsável técnica da Clínica Scan- Diagnóstico Por Imagem e Medicina Preventiva.