COCAL DO SUL Previsão do Tempo
alunos de escola em cocal do sul participam de feira cultural whatsapp image 2022 10 05 at 23.03.06
© Divulgação
Educação

Alunos de escola em Cocal do Sul participam de Feira Cultural

Evento ocorreu na Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei, com o objetivo de valorizar a produção cultural e mostrar o que foi aprendido em sala de aula

Com o objetivo de valorizar e promover a cultura entre crianças e adolescentes, a Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei realizou a terceira edição da Feira Cultural, nesta terça-feira (4). O evento reuniu a criatividade através da produção cultural de cada aluno, englobando trabalhos diversificados.

“Neste ano, tivemos uma inovação porque acabamos integrando diversas disciplinas para enriquecer a produção cultural dos alunos, envolvendo ciências, artes, histórias”, ressalta o professor de história, João José Domingos.

Segundo o professor, cada disciplina ficou responsável pela realização de uma parte do trabalho sobre o holocausto judeu. “Eu trabalhei a parte da construção material das câmaras de gás e campo de concentração que envolve mais a parte da história”, explica.

Nas aulas de português, os alunos se aprofundaram na parte literária para entenderem como funcionava a mentalidade da época, o que envolvia e a pré-disposição de cada um de voltar contra os judeus e grupos minoritários, como ciganos e homossexuais. Nas aulas de artes, os alunos se envolveram na estética e produção de trabalhos relacionados à parte visual.

Além do holocausto judeu, também foram apresentados trabalhos como os das regiões, dentro das aulas de ciências. Foram apresentadas as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul, trazendo um pouco da culinária, economia, roupas usadas na época, fazendo parte da produção cultural brasileira.

Segundo a aluna Gabrielli dos Santos Zanelatto, que fez parte do trabalho sobre o holocausto, a feira proporcionou conhecimento sobre os acontecimentos do passado. “Apesar de ser algo bem trágico e triste, foi incrível aprender sobre nossos antepassados, e tivemos que fazer muitas pesquisas; foi um trabalho bem complexo, mas o nosso professor de história ajudou bastante”, frisa a aluna.

A feira engajou o Ensino Fundamental I e II, bem como projetos extra curriculares. O evento foi aberto à comunidade escolar, onde os alunos tiveram a oportunidade de passar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para as pessoas que visitaram a feira. “A avaliação do trabalho foi positiva, pois a escola teve uma grande participação dos pais, visitação de outras unidades escolares e autoridades do município; para o próximo ano, já estamos com novas ideias para melhorar e expandir, tornando o evento parte do calendário escolar”, declara a diretora da instituição, Barbara Stacoski.

A aluna Ana Laura Prum Constantino comenta que foi muito importante ter participado da produção deste trabalho e que a feira agregou muito para o conhecimento de fatos que foram marcantes na história. “Acho importante porque é muito legal mostrar o trabalho dos alunos e o que eles fazem na escola, para os pais mesmo, porque às vezes eles não sabem o que acontece dentro do ambiente escolar e é interessante para mostrar o que os alunos aprenderam”, ressalta a aluna.

Englobando diversas disciplinas, a Feira Cultural contou ainda com jogos voltados a cálculos, alguns de lógica e trabalhos realizados durante a disciplina de matemática com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Os alunos da aula de robótica também fizeram parte da Feira Cultural, na qual apresentaram dois robôs, sendo um feito com isopor, além de uma casa que acende as luzes e abre sozinha a porta da garagem.

Colaboração: Assessoria de Comunicação PMCS