É de Cocal do Sul a equipe Campeã da categoria feminina de Kata no Campeonato Brasileiro de Karate 2021. As competições que tiveram inicio nesta quinta-feira (09) seguem até domingo (12) em Caucaia, no Ceará.
A primeira categoria disputada foi o Kata por equipe. “O kata é uma apresentação de movimentos, como se fosse uma luta imaginária”, conta Cristina Acácio, técnica que acompanha a equipe sul-cocalense junto do professor e técnico Luiz Henrique Boava. Na competição, as sul-cocalenses Maria Luiza Guollo de Fáveri Marcelino, Sophia Maestrelli Warmeling Moraes e Victoria Frasson Souza disputaram a categoria sub-12 e sub-14 executando um kata com apresentação de movimento onde foram as campeãs representando o estado de Santa Catarina. A equipe se consagrou vitoriosa com a pontuação de 19,26 pontos. A segunda colocada foi Minas Gerais com 18,60 pontos e a terceira foi Brasília com 15 pontos.
Cristina conta que esta é a primeira vez que as meninas participam de um Campeonato Brasileiro na categoria Kata por Equipe, sendo que para a campeã Victoria, a estreia foi ainda mais especial: ela nunca havia disputado um campeonato nacional. Cristina conta que a preparação foi intensa. “Fizemos alguns treinos extras para elas estarem bem preparadas e elas se dedicaram ao máximo. Foi um resultado que nos emocionou”, declara. A liberação para a competição e preparação das atletas foi possível apenas a partir da metade do ano por conta da pandemia de Covid-19 que atrasou o cronograma, mas isso não prejudicou os resultados das campeãs que foram muito elogiadas. “Outros técnicos vieram nos parabenizar e ficamos muito contentes. Foi um start muito positivo para o nosso evento”, completa a técnica.
Continuidade das competições
Nesta sexta-feira (10) as competições do Campeonato Nacional continuam e Santa Catarina possui outros representantes de Cocal do Sul e novos desafios pela frente. Eduardo Acácio Boava disputou o kata, mas infelizmente não levou o melhor resultado. As campeãs Maria e Sophia estarão hoje, representando na categoria kumitê. Victoria também terá um kumitê pela frente, mas desta vez, o desafio ocorre no sábado (11). No domingo, Paulo Gabriel Dias da Rosa e Hyago Antunes Rodrigues enfrentam suas lutas, sendo que Hyago busca consagrar-se bicampeão, já que é dele o titulo desde 2019.
As competições podem ser assistidas ao vivo através do canal CBK Play.
Por Ana Paula Nesi