O leilão do 5G foi finalizado no início de novembro de 2021 e agora as faixas de frequência estão liberadas para serem exploradas. Foi definido pelo acordo do leilão, que todas as capitais teriam que instalar a rede até julho deste ano, já as cidades até 200 mil habitantes, receberão a tecnologia até 2026. “Depois das capitais, não há uma obrigatoriedade de local para instalar, então nós queremos trazer para o Sul mostrando que temos uma região de gente trabalhadora, de desenvolvimento econômico e social e que pode receber essa tecnologia, que vai ajudar muito no desenvolvimento com a automação das áreas agrícolas e industriais, além de melhorar a área da saúde e segurança pública. O 5G vai ser um salto”, afirma Nícola Martins, vereador de Criciúma pelo PSDB.
Partiu de Nícola, a ideia de uma audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (17), às 19 horas no Salão Ouro Negro, na Prefeitura Municipal de Criciúma, para que operadoras, técnicos de TI e outros especialistas, possam explanar sobre a tecnologia 5G, principalmente sobre o mito que ainda ronda sobre a radiação das antenas, que se torna um problema e impede a instalação de novos transmissores de sinal.

“Nessa audiência vai se desmistificar isso através de estudos e fatos e ser preparado uma legislação para que as operadoras possam vir fazer suas infraestruturas para trazer a cobertura 5G. Queremos surfar essa onda com a cidade de Criciúma que tem 200 mil habitantes e assim Cocal do Sul não vai ficar de fora”, garante o então vereador sul-cocalense Pedrinho De Fáveri (PP) que para se adiantar no tema, afirma que já protocolou em Cocal do Sul, uma lei para criação da legislação, dentro dos padrões nacionais que também serão adotados em Criciúma, seguindo a capital que já está amplamente preparada.
Tendo trabalhado durante 25 anos com telecomunicação, inclusive nas maiores empresas do segmento, Pedrinho de Fáveri, acompanhou de perto a implantação do 4G na região. “Com a chegada do 5G, isso me interessou muito e junto da ex-vereadora Giovana Galato, agora no PSDB, eu estive conversando com o vereador Nicola, a cerca do tema e o que ele estava propondo em termos de legislação”, conta De Fáveri.
“A ideia que Nicola defende é que a região toda se una e se prepare o que geraria uma população de 500 mil habitantes. Quanto maior o potencial, maior a possibilidade dessas operadores virem a instalar a rede na região”, explica o vereador sul-cocalense. Mas para que isso ocorra, Pedrinho lembra que a legislação precisa ser desburocratizada e a população participe, entenda e apoie o projeto.

Participe da Audiência Publica sobre a implantação do 5G na região sul de Santa Catarina
- Local: Salão Ouro Negro, na Prefeitura Municipal de Criciúma
- Horário: 19 horas
- Presença de técnicos da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), representantes do setor tecnológico, do comércio, da indústria e serviços, além de autoridades da Amrec, Amesc e Amurel.
O benefícios da internet 5G
Já chamada como Internet das Coisas (IoT), o 5G trará diversos beneficios tecnologicos, que influenciarão a vida das pessoas individualmente, mas também das cidades como um todo. Segundo a BBC, se o 4G e suas variações permitiram conectar pessoas, o 5G vai nos permitir uma conexão muito mais ampla com as coisas que nos rodeiam. Seu celular, por exemplo, provavelmente vai ser mais rápido que o wifi da sua casa.
A velocidade do 4G, que provavelmente está ao alcance das suas mãos neste momento, é de 1 Gbps por segundo. A nova rede, em seu potencial máximo, será capaz de oferecer velocidade padrão de 20 Gbps por segundo, de acordo com o órgão regulador britânico Ofcom. Segundo explica o jornal americano The Wall Street Journal, baixar uma playlist de 1 hora no Spotfy demorava cerca de 7 minutos com o 3G, 20 segundos com o 4G e, com o 5G, esse tempo será de 0,6 segundos.
No quesito velocidade, um dos fatores-chave é o chamado latência, ou seja, a capacidade de resposta da rede a uma solicitação. Com o 5G, vai ser reduzida a um milissegundo – um ganho significativo se comparado aos 20 segundos da rede 4G. É um fator essencial “para atividades como transmissão de um jogo ao vivo em realidade virtual ou para um cirurgião em Nova York controlar um par de braços robóticos que executam um procedimento em Santiago”, explica o especialista em tecnologias óticas para redes da próxima geração, Abraham Valdebenito em um artigo.
Outro ponto destacado pela BBC é a garantia de conexão. A infraestrutura 5G permite que mais aparelhos estejam conectados ao mesmo tempo. Ela tem maior potência e isso vai ajudar a eliminar completamente ou reduzir enormemente o gargalo eletromagnético tão comum em grandes aglomerações, especialmente as urbanas. Grandes eventos como shows e celebrações de fim de ano, que reúnem milhares de pessoas, terão cobertura e acesso garantidos à internet, diferentemente do que acontece hoje com falhas e dificuldades de acesso à internet.
“A internet das coisas possibilitará avanços na ciência, medicina, agricultura e a nossa vida comum. Sem dúvida precisamos estar aptos quando essa tecnologia chegar para não ficarmos para trás. Queremos nos adiantar para poder usufruir dessa tecnologia o mais rápido possível. Todos os vereadores de Cocal do Sul foram convidados para estarem juntos nessa busca tecnológica, iniciando por essa audiência pública de quinta-feira (17), em Criciúma.