COCAL DO SUL Previsão do Tempo
aumento de golpes via redes sociais exige atencao de usuarios na regiao pexels sora shimazaki 5935792
© Sora Shimazaki - Pexels
Segurança

Aumento de golpes via redes sociais exige atenção de usuários na região

Em Cocal do Sul aumentam os golpes em grupos de venda e aluguéis no Facebook e contas roubadas para golpe de vendas nos Stories do Instagram

As redes sociais conectam pessoas ao redor do mundo, trazem facilidades e muitos outros benefícios. Mas também podem ser usadas por criminosos para a aplicação de golpes. Em Cocal do Sul e região, tem aumentado cada vez mais o número de boletins de ocorrência relatando casos do gênero. Casas para aluguel anunciadas em grupos do Facebook que nem sequer estão para alugar; itens que são vendidos com pagamento antecipado e nunca são entregues; anúncios de empréstimos com juros muito abaixo do mercado que são um golpe. A variedade é grande, mas o intuito dos criminosos é um: conseguir dinheiro fácil através do descuido do usuário das redes sociais em questão.

Uma moradora de Cocal do Sul de 26 anos, relata que teve a sua conta do Instagram roubada após ter se interessado pela compra de um fogão muito abaixo do preço anunciado no storie de um amigo. “Pensei que ele estava vendendo aqueles produtos. Ele pediu um adiantamento de valores para conseguir ‘segurar’ o produto para mim e o restante pagaria na entrega. O que eu não sabia ao fazer o PIX é que não era ele quem estava acessando o perfil. Ele pediu o número do telefone e depois pediu um link que ele havia enviado para o meu número e acabei passando. Neste exato momento perdi o acesso a minha conta do Instagram”, relata a jovem.

Segundo ela, com acesso a sua conta, o criminoso passou então a fazer anúncio de vendas em seu perfil e também a chamar amigos dela no Direct para pedir favores. Infelizmente alguns caíram no golpe. “Conseguiram roubar o perfil de uma amiga com um link semelhante ao que passei para eles. Para outra amiga, pediram ajuda para pagar um boleto e ela pagou, além de outros casos”, lamenta a vítima que já criou um novo perfil para alertar as demais pessoas sobre o golpe sendo aplicado em seu nome e evitar que mais pessoas caiam.

Informação para ouvir

O delegado da Polícia Civil Marcio Campos Neves que é responsável pela Comarca de Urussanga que engloba também as Delegacias de Cocal do Sul e Morro da Fumaça, explicou para o Portal Cocal360 os golpes mais comuns e as maneiras de evitar o sucesso dos criminosos. Ouça a entrevista abaixo: 

Delegado Marcio Campos Neves para a jornalista do Cocal360 Ana Paula Nesi

.

.

Por Ana Paula Nesi