COCAL DO SUL Previsão do Tempo
camara tecnica do comite urussanga discute sugestoes finais em proposta da lei de seguranca hidrica unnamed 32
© Divulgação
Geral

Câmara Técnica do Comitê Urussanga discute sugestões finais em proposta da Lei de Segurança Hídrica

Projeto segue para aprovação no jurídico do município de Urussanga, para posteriormente ser validada em audiência publica

A Câmara Técnica de Assessoramento do Comitê e Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga discutiu, em reunião na última semana, os detalhes finais da proposta de texto da Lei de Segurança Hídrica e Gestão das Águas do município de Urussanga. O documento, atualizado com as últimas sugestões, foi encaminhado para o setor jurídico do município que, agora, deverá validar a aprovação da minuta. Posteriormente, em data a ser definida, representantes dos diversos segmentos do município e comunidade em geral debaterão a importância da Política Municipal para a cidade em uma audiência pública.

“Essa lei será muito importante, pois inicia uma discussão com a população os objetivos e metas de preservação da água para atendimento da sociedade. Por meio dela, serão definidos os objetivos a serem alcançados, e a lei dará suporte para outras legislações no futuro que forem necessárias”, enfatiza o coordenador da CT de Assessoramento do Comitê, André José Campos.

A iniciativa está sendo realizada em conjunto com a Diretoria do Meio Ambiente de Urussanga, a Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), que já realizaram suas contribuições na lei da política hídrica. “Por último, o procurador jurídico do município dará a aval para a lei ser publicada. Da forma como tem caminhado as tratativas, quem sabe consigamos aprovar ainda este ano”, afirma a presidente do comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler.

Presentes na reunião

A reunião também contou com a presença dos membros da Câmara Técnica, Ricardo Garcia da Silva (FUNDAI), Antônio Adilio da Silveira (Colônia de pescadores Z33) e Yasmine de Moura da Cunha (Unesc); bem como da diretoria do Comitê, nas pessoas do vice-presidente, Fernando Damian Prevê Filho, e da secretária executiva, Silvia Sartor Roseng. Também participaram do encontro a equipe do ProFor Águas Unesc – Entidade Executiva que presta apoio ao comitê – a técnica em Gestão Ambiental, Ana Paula de Matos, e a técnica em Gestão Hídrica que atua no Comitê Urussanga, Graziela Elias Zehnder.

Colaboração: Monique Amboni