COCAL DO SUL Previsão do Tempo
camaracocaldosul valorizacao salarial dos professores efetivos e tema da tribuna legislativa 5a ordinaria 12 marco 4
Educação

#CâmaraCocaldoSul: valorização salarial dos professores efetivos é tema da tribuna legislativa

A Professora Mirela Zaccaron e o Secretário de Educação Lucas Pereira fizeram uso do espaço para falar sobre o tema.

Na noite desta terça-feira (12), durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul, a professora Mirela Zacaron, com 29 anos de dedicação à Rede Municipal de Ensino, fez uso da tribuna para um apelo em nome dos 82 professores efetivos.

Ela destacou a reunião realizada no dia anterior, onde acompanhada por outros educadores, foi bem recebida pelos vereadores que demonstraram interesse genuíno em suas preocupações. Na ocasião, a representante do sindicato, Kênia da Silva, apresentou números contundentes, delineando o débito que a prefeitura tem com os professores efetivos. “O piso salarial do magistério atingiu 14,95% em 2023, mas o repasse foi apenas de 3,83%. Em resumo, a Prefeitura possui um débito conosco de 11,12%”, pontuou.

“Desse montante, apenas 1,5% foi repassado como abono em fevereiro. Se esse valor for incorporado ao salário base, o débito contabiliza então 9,62%, retroativo a outubro de 2023, quando um acordo de parcelamento foi estabelecido”, ressaltou. Segundo Mirela, somando-se ao índice de 3,62% de 2024, o saldo devedor chega a 13,24%, uma cifra que não pode ser ignorada e precisa ser negociada até o dia 18 deste mês.

A professora encerrou seu discurso lembrando a importância dos educadores na formação das crianças e adolescentes do município, destacando que eles são o verdadeiro corpo efetivo da educação local. Ela fez questão de ressaltar que a valorização financeira é um direito justo e necessário, que vai além das palavras bonitas em planos de governo, mas sim uma realidade que precisa ser enfrentada e resolvida.

“Merecemos, sim, valorização financeira real, pois a valorização de amor e gratidão nós temos diariamente com os pais e as crianças. Temos através de cartinhas de abraços. Abraços, de muito obrigado dos pais e assim por diante”, afirmou Zacaron.

camaracocaldosul valorizacao salarial dos professores efetivos e tema da tribuna legislativa 5a ordinaria 12 marco 3

Secretário responde aos anseios dos professores

O Secretário de Educação, Lucas Pereira, dirigiu-se à tribuna para oferecer uma resposta aos apelos dos professores efetivos, liderados pela professora Mirela Zacaron. Com uma mensagem de tranquilidade, Pereira reconheceu os desafios enfrentados pela administração municipal no cumprimento dos repasses salariais, mas reiterou o compromisso em encontrar soluções.

Pereira explicou que, embora o repasse devido aos professores nas percentagens estipuladas pelo governo federal tenha sido um compromisso acordado no ano passado, circunstâncias adversas dificultaram sua implementação. No entanto, ele assegurou que as negociações com o sindicato da categoria estão em andamento e que a administração municipal está empenhada em cumprir com o combinado.

O Secretário destacou a importância do diálogo contínuo com os professores e o sindicato, mencionando uma reunião recente na qual diversas demandas da classe foram discutidas. Ele enfatizou o respeito pela categoria e a disposição da administração em ouvir e considerar suas preocupações e garantiu que todos os direitos e pagamentos devidos serão efetivamente honrados este ano.

“A gente respeita os professores, a gente sempre está com as portas abertas para recebê-los, tanto eu, na Secretaria, como Fernando e o Erik, na Prefeitura”, frisou.

Segundo o secretário, a proposta, vai ser apresentada e discutida na prefeitura na sexta-feira (15), para na segunda-feira, dia 18, entregar para os professores.

“Com esse repasse dos 11,12% mais o 3,62% do Fundeb desse ano, a gente vai chegar em quatro anos de governo mais de 40% de aumento, então eu acredito que a gente mostra na prática que a valorização do profissional é um fato que a gente na prática faz”, ressaltou.

Pereira disse ter certeza que o sindicato vai marcar a Assembleia o mais rápido possível. “Espero que nessa Assembleia a gente consiga aprovar não só esse repasse para vocês, como dos demais servidores que fizeram as suas reivindicações e que essa Câmara nos ajude para trazer aqui as propostas e aprovar o mais rápido possível”, concluiu.

camaracocaldosul valorizacao salarial dos professores efetivos e tema da tribuna legislativa 5a ordinaria 12 marco 6