Recentemente, Cocal do Sul recebeu o Campeonato Municipal de Cubo Mágico, na Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei e na Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol. Ao todo, 36 alunos participaram da competição e os seis primeiros colocados irão realizar a prova do 3×3, no Campeonato Oficial de Cubo Mágico, no dia 29 de outubro em Florianópolis.
Os alunos receberam a visita de dois cubistas medalhistas, Vitor Wagner Abreu, que ocupa a 4ª colocação do ranking sul-americano e a 39º no ranking mundial, e Gustavo Galvani, que conquistou medalha de prata na modalidade com os pés, no Campeonato Brasileiro realizado em Criciúma.
Em cada uma das escolas foram selecionados cinco alunos. O estudante Júlio Cesar Ricardo Feltrin, de 11 anos, conseguiu ficar entre os três primeiros colocados. “Eu comecei a aprender com um colega na sala de aula e também através de vídeos na internet, e foi assim que acabei me interessando mais sobre o cubo”, comenta.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar do projeto extracurricular, Clubinho da matemática, que também é voltado a este segmento. “O Clubinho da Matemática incentiva a participar de campeonatos e desenvolver o gosto pela matemática; o projeto do Campeonato Municipal de Cubo Mágico foi realizado pelos professores, Ana Lucia Pintro, de matemática, e o professor Jean Monteiro Fraga, do clubinho, que vem incentivando os alunos a estarem sempre buscando a matemática”, ressalta a diretora do E.E.F. Cristo Rei, Barbara Stacoski.
Conheça os dois cubistas que estiveram nas escolas:
Vitor Wagner Abreu
Vitor treina há sete anos e já conquistou 11 medalhas em campeonatos oficiais, sendo três de ouro, seis de prata e duas de bronze. Nasceu no município de São José e atualmente mora em Urussanga. É o atual recordista nacional de cubo mágico na modalidade megaminx com um tempo de 35,43 segundos.
O megaminx é um quebra-cabeça com 12 fases coloridas. Em matemática é conhecido como poliedro denominado dodecaedro. Nesta modalidade, Vitor tem uma média de 39,16 segundos. Ocupa a 4ª colocação do ranking sul-americano e a 39º no ranking mundial. Ele conquistou a medalha de prata no Campeonato de Cubo Mágico Sul-americano, realizado em Brasília/DF, no mês de julho deste ano.
Gustavo Galvani
Gustavo já conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos oficiais. No Campeonato Brasileiro realizado em Criciúma, em 2019, ele ganhou medalha de prata na modalidade com os pés. Sua média foi de 36,95 segundos.



