A campanha Dezembro Vermelho foi instituída através da Lei 13.504, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a transmissão do vírus HIV, orientando sobre o tratamento precoce, além de outras infecções sexualmente transmissíveis. Pensando nisso, o Governo de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste mês uma série de ações com orientações e testes rápidos na população.
Os testes estão disponíveis em todas as unidades de saúde no horário de expediente, e em horário estendido na unidade do centro, das 17h às 21h. O objetivo é chamar atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas.
Em Cocal do Sul existe um programa, situado na Vigilância Epidemiológica, voltado a orientar e atender os pacientes que contraíram o vírus HIV. De acordo com a secretária de saúde, Glícia Pagnan, até o momento o município possui 70 pacientes em tratamento. “Essas pessoas são atendidas mensalmente pelo médico infectologista; a Secretaria de Saúde chama atenção de todos para nos prevenirmos com o uso de preservativo”, declara.
No Brasil existem quase 36 mil casos por ano. Vale lembrar que o HIV não tem cura, mas tem controle do vírus e prevenção.
Missa da Saúde
Nesta quarta-feira (7), foi realizada uma missa especial, com a equipe da Secretaria de Saúde, para lembrar das vítimas da Aids, pedir forças aos que contraíram o vírus e também pelos familiares.