A saúde de Cocal do Sul ganhou mais um serviço importante! Agora, pacientes acamados podem receber atendimento domiciliar de fonoaudiologia e odontologia, garantindo mais qualidade de vida e prevenindo complicações.
A iniciativa é essencial para pessoas que têm dificuldades para engolir alimentos, líquidos ou até a própria saliva – um problema chamado disfagia. Essa condição pode afetar qualquer idade e está relacionada a doenças neurológicas, envelhecimento, cânceres na região da cabeça e do pescoço, entre outros problemas de saúde.
Fique atento aos sinais da disfagia:
⚠️ Engasgos ou tosse ao se alimentar
⚠️ Dificuldade para engolir ou sensação de comida parada na garganta
⚠️ Esforço ou barulho ao respirar enquanto engole
Se não tratada, a disfagia pode levar a sérias complicações, como desnutrição, desidratação e pneumonia aspirativa. Para evitar esses riscos, o trabalho conjunto entre fonoaudiólogos e dentistas é fundamental, principalmente para idosos, pacientes acamados e pessoas com doenças neurológicas ou que fazem uso de sondas.
A pneumonia aspirativa, por exemplo, pode ser causada pela aspiração de alimentos e até de microrganismos presentes na boca. Por isso, manter uma boa saúde bucal e tratar a disfagia são medidas essenciais para a prevenção.
Se você tem um familiar acamado que precisa dessa avaliação, procure a unidade de saúde mais próxima e solicite a visita da equipe. Esse serviço faz parte do compromisso da atual gestão em garantir mais saúde e qualidade de vida para todos!