A Administração de Cocal do Sul encaminhou nesta semana o Plano de Ação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), confirmando participação no Ciclo 2 da política federal. O documento é requisito obrigatório para que o município esteja apto a receber recursos destinados ao setor cultural nos próximos anos.
Coordenado pela Gerência Municipal de Cultura e Turismo, o plano reúne informações sobre os valores previstos para o município ao longo dos quatro ciclos da PNAB, até 2027. Também contempla dados básicos de execução e metas que servirão de base para as futuras ações culturais.
A PNAB foi instituída pela Lei nº 14.399, de julho de 2022, e tem como objetivo fomentar a cultura brasileira em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal, por meio do repasse de recursos em regime de cooperação.
Segundo o prefeito Ademir Magagnin o envio do Plano de Ação da Política Nacional Aldir Blanc é um passo importante para garantir recursos que vão fortalecer a cultura em Cocal do Sul. “Sabemos que a cultura é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do município, e por isso estamos comprometidos em apoiar nossos artistas e produtores culturais. Seguimos trabalhando para oferecer mais oportunidades, promover a diversidade cultural e ampliar o acesso da comunidade a iniciativas que valorizem a identidade local”, ressaltou.
Segundo o gerente de Cultura e Turismo, Juarez Fogaça, a administração está atenta ao processo e comprometida com o fortalecimento do setor cultural. “Os agentes culturais precisam ser valorizados e respeitados em suas diversas áreas, por meio da utilização transparente, séria, planejada e democrática dos recursos financeiros captados”, afirmou.
Com o plano já enviado, Cocal do Sul se prepara agora para a próxima etapa: a análise por parte do governo federal e, posteriormente, a liberação dos repasses. A expectativa é que os recursos contribuam para ampliar o acesso à cultura e fomentar iniciativas locais em diferentes áreas artísticas.