Na quinta-feira (13), as turmas da manhã e da tarde do Programa Jovens Cooperativistas da Coopercocal concluíram o último módulo do curso: o módulo de robótica. Um total de 36 jovens chegaram à última etapa depois de meses de estudos e vivências que envolveram cooperação, prática, criatividade e novas descobertas. Antes da robótica, eles já haviam passado pelos módulos de educação cooperativista, desenvolvimento interpessoal, liderança juvenil, equilíbrio emocional, educação financeira e oratória.
Nesta última etapa, os participantes aprenderam conceitos básicos de programação, automação e funcionamento da rede elétrica. Cada equipe construiu, do zero, um carrinho autônomo representando um caminhão de manutenção da cooperativa, utilizando papelão, motores, sensores, fios, ferramentas e muita criatividade. Para concluir o módulo, os jovens apresentaram o projeto em uma maquete que simulava o sistema de distribuição de energia da Coopercocal, com comunicação entre consumidor, Centro de Operações de Distribuição (COD) e técnico.
As equipes foram avaliadas em três critérios: apresentação verbal, criatividade e estética do veículo e funcionamento do carrinho na maquete, simulando uma ocorrência real de falta de energia. Carrinhos caprichados e cheios de detalhes chamaram atenção dos avaliadores e as três equipes mais bem avaliadas de cada período receberam medalhas.
“Eles fazem coisas que nem imaginavam ser capazes”
O engenheiro eletricista e instrutor do módulo, Marcelo Nunes Mariano, destacou que a proposta vai muito além de ensinar robótica. “Estamos encerrando o módulo de robótica educacional, que tem dois objetivos principais: ensinar conceitos básicos sobre distribuição de energia e apresentar o projeto que eles desenvolveram. Cada equipe montou seu carrinho autônomo e hoje simula falhas na rede e a comunicação com o COD. Se cada pessoa tiver um conhecimento mínimo, essa comunicação melhora muito e agiliza a manutenção no dia a dia”, destacou.
Marcelo reforçou que a metodologia “mão na massa” transforma os jovens: “É sensacional ver o quanto eles são criativos. Às vezes, no início da aula alguém diz ‘nunca usei uma chave de fenda’, e no final está com o projeto pronto, orgulhoso. Eles se surpreendem com o que conseguem fazer. É o tipo de aprendizado que realmente fica.”
Aprendizados que vão para a vida
Para muitos alunos, tudo era novidade, especialmente na robótica. O estudante Júlio César Ricardo Feltrin, 14 anos, conta que o curso já faz diferença no seu dia a dia. “Acho importante porque a gente aprende a trabalhar em equipe e a se comunicar. Isso a gente usa para a vida inteira. Eu não sabia quase nada sobre rede elétrica, mas agora tenho mais noção. É importante saber o mínimo na vida adulta para explicar quando acontecer algum problema perto da nossa casa.”
As colegas Ester Cristiny Dias Marcante, 15 anos, e Nataly Pravato, 15 anos, também viveram muitas primeiras vezes. “Foi tudo novidade. Eu não sabia nada do que foi falado aqui. Foi uma oportunidade muito legal e que vai influenciar muito no meu futuro”, disse Ester. Nataly concordou e acrescentou: “Tinha medo de não fazer amizades e do que ia aprender, mas foi tudo coisa da minha mente”.
Nataly já tinha um pouco de experiência com robótica, mas garante que também enfrentou desafios, enquanto Ester teve seu primeiro contato com o tema. “Foi difícil, eu achei que seria mais fácil. Mesmo assim, foi muito legal ver o carrinho funcionando no final. É um orgulho. A gente superou nossas expectativas”, declarou. Questionadas se recomendarão o curso para outros jovens, elas afirmaram animadas: “Com certeza!”.
A visão da Coopercocal
O presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, o Belha, reforçou o orgulho da cooperativa com o desempenho dos jovens e com o impacto do programa. “É muito gratificante ver o quanto esses jovens evoluíram. O programa mostra, na prática, o papel do cooperativismo em transformar e preparar pessoas para o futuro. Eles surpreenderam pela criatividade e pelo compromisso, afirmou.
Já a psicóloga e coordenadora do programa na cooperativa, Jéssica Lima, destacou o amadurecimento do grupo e a importância de oferecer oportunidades que desenvolvam autonomia e responsabilidade. “Ver a segurança deles hoje, apresentando algo que construíram do zero, é emocionante. O programa desenvolve não só conhecimento, mas autonomia e confiança. Estamos muito orgulhosos de cada um.”
Formatura será no dia 27 de novembro
Para celebrar o encerramento de todas as etapas do Programa Jovens Cooperativistas, uma cerimônia de formatura será realizada no dia 27 de novembro, reunindo familiares, equipe técnica, instrutores e a direção da cooperativa.
O Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC) é desenvolvido pela Coopercocal em parceria com o SESCOOP/SC, com o objetivo de formar jovens líderes e prepará-los para o cooperativismo e para o futuro. Voltado para estudantes do 9º ano e do 1º ano do Ensino Médio, o JCC oferece aulas e vivências sobre educação cooperativista, desenvolvimento interpessoal, liderança juvenil, equilíbrio emocional, educação financeira e oratória, além das atividades práticas do módulo de robótica. A proposta é despertar autonomia, responsabilidade e protagonismo, sempre guiados pelos valores cooperativistas.








Por Ana Paula Nesi









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