COCAL DO SUL Previsão do Tempo
desfile civico e marcado por emocao e grande presenca de publico em cocal do sul whatsapp image 2022 09 07 at 18.31.43 1
© Divulgação
Geral

Desfile cívico é marcado por emoção e grande presença de público em Cocal do Sul

Tradicional desfile encerrou a programação da semana da pátria na avenida Polidoro Santiago com mais de 40 entidades

A manhã desta quarta-feira (7), feriado de Independência do Brasil, foi marcada por um grande desfile cívico que contou com a participação de mais de 40 entidades. O tempo colaborou e a chuva deu trégua no momento do desfile, que teve registro de grande público.

O tema deste ano foi em alusão aos 200 anos de independência do país, contando com um cronograma diferenciado. Uma das novidades foi a chegada de Dom Pedro I e Dona Leopoldina, junto com a cavalaria, os quais fizeram uma encenação, em memória da data. Segundo o secretário de Educação, Luís Carlos de Melo, o desfile uniu tradicionalidade e resgate histórico. “Pudemos ver todas as escolhas e entidades participantes honrando os 200 anos de independência com um desfile convencional, além de um cronograma diferenciado dos últimos anos, com a participação do pelotão da saúde e de diversas entidades”, ressalta.

Passaram pelo desfile, além dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, entidades que fazem parte da história de Cocal do Sul.

Muitos momentos emocionaram o público, como o pelotão da saúde que realizou uma homenagem às vítimas da Covid-19 em Cocal do Sul. Foi feito um minuto de silêncio antes da sirene da ambulância, e em seguida os profissionais da saúde soltaram ao céu 62 balões brancos, lembrando as vítimas. Os profissionais que atuaram na linha de frente durante a pandemia também foram aplaudidos.

O desfile contou com a participação também de pelotões de projetos interdisciplinares, Apae, motos, igrejas, banda municipal, entidades filantrópicas e muitos outros.

Vale lembrar que no mês de agosto os alunos da rede municipal de ensino receberam o ‘Caderno de Educação Moral e Cívica’, que tem como objetivo ensinar aos estudantes sobre os símbolos nacionais, além dos hinos Nacional, Municipal e de Santa Catarina.

Os 200 anos de independência do Brasil: a importância da emancipação para o povo

No dia 7 de setembro de 1822, o descendente da realeza de Portugal, Dom Pedro I, proclamou a emancipação do Brasil nas margens do Rio Ipiranga, onde gritou “Independência ou morte”, que foi um marco histórico do país. A partir deste dia, o Brasil estava separado de Portugal, e passou a se consolidar como uma nação independente.

Dom Pedro I

O imperador D. Pedro I, foi um grande líder para o povo brasileiro, que governou entre os anos de 1822 e 1831. Foi ele quem declarou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, e graças a ele o Brasil deixou de ser uma colônia Portuguesa. Além de também ter concedido a primeira Constituição em 1824.

Maria Leopoldina

A arquiduquesa da Áustria, Carolina Josefa Leopoldina Fernanda Francisca de Habsburgo-Lorena, mais conhecida como Leopoldina, foi a primeira imperatriz do Brasil, por causa de seu casamento com D. Pedro I.
Leopoldina convocou e presidiu uma reunião do Conselho de Estado no dia 2 de setembro de 1822, e sancionou a deliberação do grupo, “deveria ser proclamada a independência do Brasil”.

Colaboração: Amanda Farias – Assessoria de Comunicação PMCS