COCAL DO SUL Previsão do Tempo
lancamento do documentario memori dei nostricoloni photo 2024 10 01 15 02 49
© Lucas Rosso
Cultura

História dos colonizadores italianos de Cocal do Sul ganha vida no documentário “Memori Dei NostriColoni”

Lançado na XI Cocalfest, o documentário homenageia as famílias que desbravaram as terras da região e contribuíram para o desenvolvimento local.

Foi lançado durante o evento da XI Cocalfest, no dia 28 de setembro, em Cocal do Sul, o documentário “Memori Dei NostriColoni”, um resgate sobre a imigração italiana no Sul de Santa Catarina, uma homenagem às famílias colonizadoras de Cocal do Sul.

Em busca da terra prometida, os italianos que colonizaram a cidade, chegaram a Pedras Grandes, estalando-se na colônia de Azambuja, no ano de 1877, com a promessa de encontrar lugar para morar e comida disponível até que pudessem iniciar as lavouras, porém, não foi isso que aconteceu.

A saga das primeiras famílias que colonizaram o núcleo Accioli de Vasconcelos, hoje, Cocal do Sul, foi marcada porsua extrema dificuldade. Os desafios enfrentados foram muitos, os primeiros que aqui chegaram se depararam com mata virgem, vida selvagem e indígenas,era matar ou morrer. Assim, então, deu-se início adesgravação das terras e a colonização de Cocal do Sul e região.

O Documentário, “Memori Dei NostriColoni”, foi produzido pela jornalista Gabriela Marques, do programa SC Sem Fronteiras, em colaboração com o historiador Hylário De Faveri, realizado pela XW Produções, promovido pela Associação de Difusão Comunitária de Cocal do Sul, em parceria com a Rádio Cocal 87,9fm e com o incentivo da Lei Paulo Gustavo.

Assista ao Documentário: