A pavimentação de um trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro no interior de Cocal do Sul já está em andamento e deve trazer mudanças para as comunidades locais. A obra, que liga a Linha Espanhola à divisa com Morro da Fumaça, vai melhorar a mobilidade, facilitar o escoamento da produção agrícola e garantir mais conforto e segurança para os moradores da zona rural.
O trabalho começou nesta semana e, neste momento, as máquinas estão executando a primeira etapa: a remoção do chamado “borrachudo”, um material orgânico que precisa ser retirado para garantir que o asfalto tenha uma base sólida.
A fase deve durar cerca de 30 dias. Em seguida, serão aplicadas a base, a sub-base e, por fim, o asfalto. A previsão é que a obra seja concluída em até 120 dias.
Durante a visita à obra, o prefeito Ademir Magagnin explicou a importância da pavimentação para a região. Segundo ele, a escolha da Linha Espanhola para receber a pavimentação não foi por acaso. Está ligada à continuidade de u. trabalho iniciado por ele e à necessidade de melhorar a infraestrutura para os moradores da região.
“Estamos preparando o leito da estrada, retirando o material que não pode ficar sob a base do asfalto. A obra vai atender uma demanda histórica da comunidade, vai tirar a poeira nos dias secos e a lama nos períodos de chuva. Isso vai trazer mais qualidade de vida e um melhor escoamento da produção”, explicou o prefeito.
A pavimentação vai transformar a atual estrada de chão, que causa transtornos devido à poeira e lama, em uma via pavimentada, mais segura e confortável para os moradores e motoristas. “A obra é uma resposta às necessidades dessa comunidade, que já pleiteava há muito tempo essa melhoria. Além disso, vai conectar ainda mais Cocal do Sul com Morro da Fumaça e facilitar o acesso à SC-442, impulsionando o desenvolvimento de toda a região”, afirmou o prefeito.