COCAL DO SUL Previsão do Tempo
maria luiza retoma presidencia e escola do legislativo projeta novos avancos escola do legislativo divulgacao 3
© Divulgação
Política

Maria Luiza retoma presidência e Escola do Legislativo projeta novos avanços

Após reconhecimento estadual, foco agora é ampliar ações e envolver mais a população

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cocal do Sul já começou a se organizar para o ciclo de atividades de 2026/2027. Agora sob a presidência da vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) e vice-presidência de Julio Fogaça (MDB), a Escola do Legislativo Vereador Angelo Vicente Cipriano prepara uma série de ações com foco na participação da comunidade e na formação cidadã.

Entre os principais projetos está a implantação da Câmara Mirim, que deve aproximar os estudantes do funcionamento do Legislativo e incentivar desde cedo o interesse pela política e pela cidadania. A proposta é colocar o projeto em prática ao longo do ano.

No fim de abril, a presidente Maria Luiza, junto com o presidente da Câmara, Vicervânio Bez Fontana, o Toco, recebeu o diretor da Escola do Legislativo da Alesc, Paulo Wilpert. O encontro serviu para alinhar ideias, trocar experiências e pensar em novas formas de fortalecer o trabalho desenvolvido no município.

Além da Câmara Mirim, o planejamento inclui a realização de cursos e encontros ao longo do ano, como capacitação em oratória, debates sobre inovação no parlamento, discussões sobre inclusão e atividades voltadas à inteligência emocional. Também está em estudo a realização de orientações sobre condutas vedadas no período eleitoral.

A Escola do Legislativo de Cocal do Sul atua como uma ponte entre o poder público e a comunidade, levando conhecimento e criando oportunidades de participação para a população.

Ao falar sobre a retomada dos trabalhos, Maria Luiza destacou a importância de dar continuidade ao que já vinha sendo construído. “É uma alegria voltar a presidir a Escola do Legislativo e dar sequência a um trabalho que já mostrou resultados. Queremos ampliar as ações, envolver ainda mais a comunidade e fortalecer esse espaço de aprendizado e cidadania”, afirmou.

Ela também relembrou que, em 2024, quando esteve à frente da Escola, o projeto foi reconhecido como uma das três melhores iniciativas apresentadas no Encontro Estadual de Escolas do Legislativo de Santa Catarina, reforçando o potencial e a relevância do trabalho desenvolvido em Cocal do Sul.