A partir de agora, os sul-cocalenses poderão contar com uma novidade – será implantado o Serviço Especializado em Saúde Bucal, que irá oferecer procedimentos voltados para a endodontia, que é a especialidade da odontologia que se dedica ao estudo e tratamento da polpa e da raiz dos dentes.
O objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar problemas na região do rosto. “Atualmente, contamos com duas clínicas pagas por procedimentos, através de consórcio. Compramos com esse valor duas cadeiras odontológicas modernas, autoclaves e todo o material necessário para esse serviço e, futuramente, adaptar um ESF para desenvolver esses procedimentos”, explica o secretário de Saúde do município, José Orlei Sartor.
O município de Cocal do Sul foi contemplado com uma emenda nº 15.603/2023, por meio do Deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) para a implantação e custeio do Serviço Especializado em Saúde Bucal, no valor de R$ 200.000,00.
“O profissional que atua nessa área é chamado de endodontista e é popularmente conhecido como especialista em tratamento de canal. A endodontia é importante para a saúde oral, pois ajuda a evitar infecções recorrentes, dor e a perda de dentes”, detalha Orlei. Além da endodontia, a Secretaria de Saúde do município oferece ainda procedimentos em cirurgia bucal que envolve uma variedade de intervenções na boca.
Balanço do mês de agosto
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço das consultas em especialidades e saldo de exames liberados no mês de agosto. “Como fazemos todos os meses, apresentamos de uma forma resumida, todos os atendimentos e procedimentos feitos no mês, assim, apresentamos à população de Cocal do Sul como é gasto o dinheiro público”, salienta Orlei.
“O Pronto Atendimento 24 Horas continua salvando vidas e evitando que as pessoas de Cocal do Sul sejam encaminhadas para os demais municípios como era feito anteriormente”, acrescenta o secretário de saúde.
Somente no Pronto Atendimento 24h, foram feitos 20.073 procedimentos dos quais 3.202 atendimentos médicos e 1.441 pessoas que ficaram em observação e medicadas, além de outras 797 em atendimento de urgência.
Confira os procedimentos, exames e consultas liberados em agosto:
- Pequenas cirurgias: 212
- Fonoaudiologia: 100
- Fonoaudiologia domiciliar: 48
- Neurologia: 108
- Oftalmologia e exames: 560
- Cardiologia e exames: 271
- Tratamento endodôntico e próteses: 188
- Radiografias: 403
- Ressonâncias: 31
- Tomografias: 155
- Ultrassonografias: 474
De acordo com o secretário, o investimento total foi de aproximadamente R$ 385.000,00. Entre consultas médicas, somam 3.235 e 1.273 consultas odontológicas ofertadas nas ESF´S. Além disso, foram 2.557 consultas feitas na Referência em Especialidades e 257 atendimentos no CAPS.
“Desenvolvemos um protocolo de atendimentos psicológicos, regulado pelo município, ofertando até 10 sessões e, se não for suficiente, o próprio psicólogo encaminha para mais 10 sessões, inserindo na regulação, com os dados clínicos para a classificação de risco e, no mês de agosto, foram feitos 259 retornos e 44 novos pacientes”, comenta o secretário de saúde. O município conta com seis psicólogas e com a Clínica NeuroAtivar para atendimento em psicologia infantil, pago através de consórcio.