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Pesquisa aponta potencial de investimentos de mais de R$ 33 bilhões na área de saneamento em Santa Catarina até 2033

Entre as áreas do saneamento que devem receber mais recursos no Estado estão a gestão de esgoto, seguida pela gestão de resíduos sólidos e soluções em recuperação energética, drenagem e infraestrutura de saneamento, e gestão de água.

O Marco Legal do Saneamento, promulgado em julho de 2020, possibilitou um novo modelo de negócios para o setor e facilitou a criação de instrumentos financeiros e processos de concessões privadas regulamentados. Com isso, novos investimentos estão previstos até final de 2033. Em Santa Catarina, um levantamento da IFAT Brasil, com base em dados de órgãos públicos e empresas privadas, aponta para o potencial de o estado receber mais de R$ 33 bilhões até o ano limite para a universalização do atendimento da população.

Entre as áreas do saneamento que devem receber mais recursos no Estado estão a gestão de esgoto, com R$ 15,5 bilhões; seguida pela gestão de resíduos sólidos e soluções em recuperação energética, com cerca de R$ 10,4 bilhões; pela drenagem e infraestrutura de saneamento, com R$ 5,6 bilhões; e pela gestão de água, com R$ 2,2 bilhões.

Atualmente, Santa Catarina está com um percentual de 70% para a gestão de resíduos sólidos, de 26% para a média de tratamento e coleta de esgoto e de 36% de áreas com impermeabilização.

O levantamento da IFAT Brasil prevê que a região Sul contará com investimentos da ordem de R$ 90 bilhões. Nesse sentido, apesar de a região contar com um percentual positivo no que tange ao atendimento (85%) e aos aterros sanitários (quase 70%), o índice de tratamento de resíduos é menor do que 30%. Para as áreas impermeáveis com drenagem, o índice é inferior a 50%. No caso da gestão do esgoto, é possível perceber que se realiza um percentual maior de coleta do que tratamento, com quase 46% para coleta e 42% para tratamento.

Em relação ao país, os investimentos externos na área de saneamento quase triplicaram entre 2020-2022, alcançando o montante de R$ 90 bilhões, em comparação ao período de 1992 a 2000, quando os aportes chegaram a quase R$ 35 bilhões. Segundo o estudo da IFAT Brasil, o setor tem potencial de receber recursos da ordem R$ 580 bilhões até 2033.

Sobre a IFAT Brasil

IFAT Brasil, feira internacional de saneamento no país, é organizada e promovida pela Messe Muenchen do Brasil, e tem o objetivo de conectar os diversos stakeholders do mercado, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, enquanto promove debates sobre os principais temas e desafios relacionados ao setor.

Marcada para acontecer entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, a IFAT Brasil contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem e recuperação de resíduos -, o que posicionará a IFAT Brasil como um evento de temática completa para agregar o mercado e desenvolver soluções para o setor.

A feira contará com um Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. O espaço possibilitará que empresas com projetos inovadores participem de um processo de incubação de seu produto, com auxílio na capitalização e expansão de comercialização através das plataformas da ISLE Utilities.

Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. Para isso, serão estabelecidas parcerias internacionais e locais para fortalecer a representação dos principais assuntos que envolvem a operação e a tomada de decisão dos gestores públicos e privados, demonstrando experiências reais do setor.

Sobre a Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

Colaboração: Mecânica Comunicação Estratégica – Enio Campoi