A Polícia Civil divulgou na manhã desta terça-feira (21), os números referentes as ações coordenadas pela polícia de 1º de abril a 16 de dezembro de 2021 na Comarca de Urussanga, que compreende os municípios de Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça. A região está sob o comando dos delegados Ulisses Gabriel e Marcio Campos Neves, desde abril.
Segundo o delegado Ulisses, foram 80 mandados de busca, 58 prisões, 900 procedimentos concluídos e aproximadamente 24 operações policiais no período, sendo as de maior destaque:
- Saturazione – deflagrada em abril com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Urussanga;
- Sentinela – com início em maio, a operação buscou coibir o tráfico de drogas nas cidades de Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Balneário Esplanada
- Heméra – desencadeada em julho a operação visou combater a falsificação de bebidas em Morro da Fumaça e Criciúma;
- Hefesto – iniciada em setembro, a investigação apurou crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação, furto de gado, além da venda de carne moída de equinos/mula para consumo humano, posse e venda de armas, venda de produto veterinário falsificado e organização criminosa;
- Conexão Bahia – A operação desencadeada em outubro apurou crimes de tráfico e associação para o tráfico por um homem de 30 anos que desde que chegou da Bahia, teria começado o tráfico na região;
- Hera – Em andamento, as investigações apuram irregularidades na gestão da Fundação Ambiental do Município de Urussanga (FAMU).
No período, não foram registrados homicídios, e três latrocínios foram elucidados, incluindo a morte do Professor Helio Antonio Pizzolo em Cocal do Sul, no dia 14 de abril, que teria sido motivada por dívidas.
Números em Cocal do Sul
O delegado Ulisses Gabriel afirmou que em Cocal do Sul, foram cumpridos 13 mandados de busca no período e efetuadas nove prisões. “Elucidamos o único latrocínio ocorrido e fizemos pelo menos quatro operações contra o tráfico de drogas”, comentou.
Por Ana Paula Nesi