Um deles está localizado no Balneário rincão.
O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgou as informações de balneabilidade deste mês de novembro. O relatório de número 46, aponta que na região Sul, quatro praias apresentam pontos impróprios para banho. Os pontos estão localizados em Laguna, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota.
As coletas para análise são de 16 de novembro e mostram que em Laguna um ponto impróprio foi identificado na Lagoa de Cabeçudas, em frente ao Km 313 da BR 101. Em Balneário Rincão, o ponto contraindicado para os banhistas fica entre as ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Arroio do Rincão. Na praia de Arroio do Silva, as pessoas devem evitar a Foz do arroio, na Av. Mondardo. Em Balneário Gaivota o ponto impróprio fica no Arroio da Praia das Gaivotas, na foz do riacho e no mar.
Foram realizadas coletas em 231 pontos do litoral catarinense, dos quais 169 estão próprios para banho, um total de 73,2%. As amostragens e ensaios foram efetuados nos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
O relatório completo pode ser conferido no site do IMA em balneabilidade.ima.sc.gov.br
O que são pontos impróprios?
Um ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores houver 800 bactérias Escherichia coli, ou mais, por 100 mililitros. Ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2 mil bactérias Escherichia coli por 100 mililitros. Essas bactérias vivem no intestino humano.