O Círculo Italiano de Cocal do Sul realizou, no último domingo (12), mais uma grande demonstração de resgate da cultura italiana. A Linha Ferreira Pontes foi o local escolhido para receber a quinta edição do La Nostra Gente, a maior festa da tradição italiana de Cocal do Sul.
Nem o forte calor impediu que carca de 300 pessoas pudessem se confraternizar com a missa rezada em italiano, com os jogos de bocha e mora, com o delicioso almoço e para finalizar, com o espetacular café colonial, servido pela comunidade local.
O encontro iniciou com o tradicional Jogo de Bocha, envolvendo 25 apaixonados pelo esporte e que se reúnem mensalmente a mais de 40 anos. Depois seguiu com a missa italiana celebrada pelo pároco Jiovani Manique Barreto e cantada pelo Coral Serenata D’Amore. Ao meio dia foi a vez do almoço típico, preparado pela equipe da cozinha solidária do Círculo Italiano. Para rebater a comida, jogos de mora e trunfo, finalizando com um delicioso Café Colonial, com muita “mistura”. Todo lucro com a venda de ingressos e bebidas será revertido para as ações do Círculo e também para a localidade de Ferreira Pontes.
“O encontro foi lindo, viemos de Florianópolis juntamente com meu irmão que mora em Criciúma e que já havia participado de outras edições. Eventos como este são raros e tem que ser apoiados para que continuem sempre. A comida estava deliciosa e o atendimento muito bom”, disse o senhor Luiz Carlos Fontana.
O La Nostra Gente é um projeto itinerante que percorre as comunidades de Cocal do Sul promovendo o resgate da cultura italiana, a união das famílias e o incentivo para fazer parte dessa valorização dos costumes e histórias dos antepassados. Nesse ano o projeto foi realizado nas comunidades de Rio Perso e Linha Ferreira Pontes. Ano que vem outras duas localidades serão escolhidas.
“No começo ficamos um pouco preocupados com a aceitação do público, pois já estamos no fim do ano e é tempo de muitas festas e compromissos, mas no fim chegamos a um bom número de participantes e o objetivo foi alcançado. Gratidão a todos que participaram e que trabalharam para tudo isso dar certo, gratidão especial a comunidade da Ferreira Pontes que tão bem nos acolheu. Não temos palavras para dizer o quanto esse encontro foi especial. E vamos repeti-lo, podem ter certeza”, finaliza o presidente do Círculo Orlei Sartor.







Por Cocal Notícias