COCAL DO SUL Previsão do Tempo
rodovia municipal recebe o nome de angelo meneghel em homenagem a um dos pioneiros da linha espanhola whatsapp image 2024 10 25 at 10.12.37
© Divulgação
Geral

Rodovia Municipal recebe o nome de Angelo Meneghel em homenagem a um dos pioneiros da Linha Espanhola

Aprovado por unanimidade, projeto celebra contribuições históricas de Angelo para a comunidade.

Na última terça-feira (22), a Câmara Municipal de Cocal do Sul aprovou uma homenagem especial ao pioneiro Angelo Meneghel, dando seu nome a uma importante via da cidade. A sessão contou com a presença de três dos filhos de Angelo, que acompanharam com emoção a votação que eterniza o nome do pai no logradouro.

O projeto, proposto pela bancada do MDB, composta pelos vereadores Vicervanio Bez Fontana (Toco) e Luiz Francisco Honório, estabelece o nome “Rodovia Municipal Angelo Meneghel” ao trecho de 4.670 metros de extensão e 14 metros de largura que vai da ponte Carmelino Da Maria Rosso até a Rodovia Municipal Maria Fachin, na localidade de Linha Espanhola.

Quem foi Angelo Meneghel

Angelo Meneghel nasceu em 11 de março de 1911, em Urussanga, filho de Jorge Meneghel e Petronilha Zanivan Meneghel. Casou-se em 1938 com Metilde Savi Meneghel e se estabeleceu com a família em Cocal do Sul, na comunidade de Linha Espanhola, onde adquiriu 50 hectares de terra. Trabalhando na agricultura, o casal criou onze filhos, dedicando-se ao engenho de farinha, criação de gado e produção de vinho.

Angelo não foi apenas um produtor rural; ele também cedeu parte de suas terras para que fosse aberta uma estrada, que ficou conhecida como Linha Espanhola e que hoje liga a comunidade a outras áreas da cidade. Na década de 1970, Angelo esteve à frente de uma mobilização para trazer energia elétrica à região, beneficiando inúmeras famílias. Angelo Meneghel faleceu em 1978, aos 67 anos, deixando um legado de trabalho e dedicação à comunidade.