Com apresentações artísticas e culturais, entrada delegações, mensagens das autoridades, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica, um público de aproximadamente duas mil pessoas participou da abertura da 22ª Olimpíada Estadual das APAEs no ginásio Jones Minosso, em Lages, na noite desta segunda-feira (27). O evento foi acompanhado pelo governador Carlos Moisés e pelo prefeito de Lages, Antonio Ceron. A organização é da Federação das Associações de Pais e Amigos Excepcionais (APAEs) de Santa Catarina, presidida por Alice Kuerten.
A Olimpíada das APAEs segue até a sexta-feira (01) e garantirá a prática esportiva de uma série de modalidades por alunos das instituições de todas as regiões. São 18 delegações, representando 198 municípios catarinenses.
A Região Carbonífera se faz presente na competição com 48 atletas pertencentes a nove APAEs da região e 12 professores de educação física das instituições. De Cocal do Sul, seis atletas e duas professoras também integram a equipe. “Foi um momento de muita emoção a abertura deste evento. Estivemos lá, para prestigiar nossos alunos. Lages preparou uma grande programação, muito linda e bem organizada desde a abertura. Desejamos sorte e bons jogos aos nossos representantes”, destacou o presidente da APAE Cocal do Sul, Pedro Bertan, que esteve prestigiando o evento na noite desta segunda, junto de outros membros da escola.



















Investimento estadual na educação especial
Em coletiva de imprensa antes da abertura, o governador Carlos Moisés salientou a intensa parceria da atual gestão do Executivo estadual com as instituições voltadas para a educação especial. Ele lembrou que, nos últimos três anos e meio, foram feitos os maiores aportes da história de Santa Catarina no setor.
“Tem algum tempo que nós estamos investindo fortemente no terceiro setor. Já são mais de R$ 550 milhões em novas sedes, acessibilidade, veículos. Essas ações conjuntas estão melhorando a vida de quem precisa da educação especial. A nossa presença aqui hoje é para mostrar que o Governo do Estado tem essa sensibilidade não apenas com gestos, mas com ações”, diz o governador.
O Governo Estado investiu R$ 700 mil para a realização do evento, por meio da Fesporte e da FCEE.
Por Ana Paula Nesi – com informações da Secom