O período de declaração do Imposto de Renda é uma oportunidade de transformar parte dos tributos em benefício para a sociedade. O Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont) está intensificando a campanha IRPF com Propósito, que destaca a possibilidade de destinar até 6% do valor do imposto aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FIA) e da Pessoa Idosa (FMPI).
Outro foco da ação é reforçar o papel do contador, essencial para orientar e viabilizar os processos durante a declaração. “Ao destinar, o contribuinte tem o poder de decidir para onde vai uma parte do seu imposto, ajudando diretamente projetos sociais em nossa cidade. É um gesto simples, sem custo adicional, mas que pode mudar a realidade de quem depende de instituições”, afirma o presidente do Sindicont Criciúma, Eduardo Speck.
A destinação pode ser feita por contribuintes que utilizam o modelo completo da declaração. De acordo com Speck, o próprio sistema da Receita Federal calcula o valor automaticamente, e um especialista pode auxiliar em cada etapa do processo. “Contador não é apenas alguém que preenche formulários; é um profissional que orienta, esclarece e tem o papel social de ajudar o contribuinte a fazer escolhas conscientes, inclusive sobre a destinação do imposto”, frisou.