COCAL DO SUL Previsão do Tempo
whatsapp image 2023 07 11 at 11.09.12
© Manuela Silva - CBM/SC
Segurança

Sul-cocalense dá à luz em ambulância do Corpo de Bombeiros

Parto aconteceu durante trajeto ao hospital na manhã desta sexta-feira (08).

A chegada de um bebê transformou a manhã desta sexta-feira (08) em um momento especial para uma família de Cocal do Sul. O nascimento aconteceu dentro da ambulância do Corpo de Bombeiros, a poucos metros do hospital, após o trabalho rápido da equipe de socorro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 10h28, no bairro Jardim Elizabeth. A guarnição do ASU-559 foi acionada para atender uma gestante de 20 anos que estava em trabalho de parto na Avenida Chapecó.

Quando os bombeiros chegaram ao local, a jovem estava consciente, orientada e com sinais vitais estáveis. Ela relatou que as contrações haviam começado por volta das 9h. A gestante estava com 37 semanas de gravidez, fazia acompanhamento pré-natal regularmente e tinha previsão de parto para o dia 18 de maio.

Inicialmente, como ainda não havia coroamento do bebê, a equipe iniciou o deslocamento até o hospital de referência. Porém, durante o trajeto, as contrações ficaram mais frequentes e intensas. Pouco depois, houve o rompimento da bolsa e o início do coroamento fetal.

Diante da evolução do parto, os bombeiros orientaram a mãe durante as contrações e o bebê nasceu por volta das 11h, quando a ambulância estava a cerca de 200 metros do hospital.

Após o nascimento, o recém-nascido foi envolvido em manta aluminizada para manter a temperatura corporal e entregue à mãe, ainda com o cordão umbilical intacto. Em seguida, a equipe de enfermagem assumiu os procedimentos necessários.

Mãe e bebê foram encaminhados em segurança ao hospital e passam bem.