A 15ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul foi realizada na noite de terça-feira, 12 de maio.
A convite do presidente, as representantes da Associação Voz Atípica, Michele de Magalhães e Tamiris Antunes, utilizaram a Tribuna Livre para abordar a redução e possível interrupção de terapias para crianças com autismo, destacando os impactos negativos dessas mudanças para o desenvolvimento e para a rotina das famílias. Segundo elas, há a previsão de reorganização dos atendimentos entre a APAE e a Clínica Municipal Crescer e Evoluir, o que, na avaliação das mães, pode comprometer a continuidade e a qualidade das terapias, especialmente diante das limitações enfrentadas pela instituição. Durante a fala, também foram citadas legislações que garantem o direito ao atendimento e exibido um vídeo do prefeito tratando do tema, reforçando a preocupação das famílias com a manutenção da assistência adequada.


Logo após, cinco dos nove vereadores fizeram uso da tribuna para tratar de assuntos variados de interesse da comunidade.
Glícia destaca datas da saúde, arquivamento de processo e cobra avanços no atendimento público
A vereadora Glícia Pagnan (MDB) iniciou sua fala lembrando o Dia do Enfermeiro e sua trajetória profissional. “Hoje é dia 12 de maio, o dia do enfermeiro, a profissão que eu escolhi para a minha vida já há 28 anos”, afirmou, mencionando a atuação no atendimento à população e na gestão da saúde. Também destacou o Dia Nacional de Conscientização da Fibromialgia, citando a necessidade de acompanhamento e suporte aos pacientes.
Na sequência, abordou o arquivamento de um processo envolvendo sua atuação parlamentar, após boletim de ocorrência registrado contra ela pela Secretária de Saúde. A vereadora leu trechos do parecer do Ministério Público, afirmando: “Ao dar publicidade a uma denúncia a vereadora atuou dentro dos limites de fiscalização” e “Não há qualquer elemento que sugira a intenção de ofender pessoalmente”. Ainda declarou: “Eu vou continuar sendo a voz da população, eu vou repostar sim”, ao reforçar sua posição sobre denúncias encaminhadas por munícipes via redes sociais.
Glícia também comentou críticas recebidas e levantou reflexão sobre diferenças na forma como as ações são avaliadas. Em seguida, tratou de demandas na área da saúde, relatando filas na farmácia e dificuldades de acesso no tele-saúde para agendamento de consultas. “Se esgota cedo a quantidade de vagas é porque o número de profissionais está insuficiente”, afirmou, defendendo ampliação da oferta e melhorias no atendimento, incluindo alternativas automatizadas.
A vereadora citou ainda a necessidade de ampliação de horários nas unidades de saúde e mencionou recurso de R$ 100 mil destinado à compra de sensores para crianças com diabetes. “O recurso está no município, precisa o município efetuar os passos”, disse, cobrando encaminhamento para garantir o uso do valor.
Por fim, afirmou que continuará apresentando demandas relacionadas ao atendimento à população e acompanhamento das ações do Executivo.

Maria Luiza destaca ações de prevenção às chuvas e andamento de obras e projetos no município
A vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) abordou, na tribuna, o estado de alerta diante das chuvas previstas e detalhou ações de prevenção realizadas no município. Ela relatou que buscou informações junto aos setores responsáveis. “A gente percebe que o governo está se antecipando e atuando em várias frentes de trabalho ao mesmo tempo para preparar a cidade para um volume maior de água e reduzir ao máximo os impactos”, afirmou. Entre as medidas, citou limpeza de rios, drenagens, bocas de lobo e a instalação de grades em pontos críticos, destacando que “até o momento, 30 dessas foram realizadas, colocadas, serão ao todo cerca de 100”.
A vereadora também mencionou intervenções em diferentes bairros, ampliação da capacidade de vazão e uso de hidrojato para limpeza de bocas de lobo, além de ações na área rural. Ressaltou ainda a atuação do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e pediu a colaboração da população quanto ao descarte de lixo: “a gente pede por favor que a população também colabore, principalmente agora que a gente está tendo esses alertas”.
Maria Luiza informou que a pavimentação asfáltica do Rio Perso já teve licitação concluída e que a obra deve iniciar após os trâmites burocráticos. Também comentou o andamento da obra de macrodrenagem no cemitério e intervenções na Rua Pedro Lúcio Dalló, com previsão de liberação parcial nos próximos dias, enquanto seguem serviços de tubulação e fechamento da via.
A vereadora destacou ainda a visita de um ex-engenheiro da NASA ao município, com palestras para estudantes, afirmando que a iniciativa busca incentivar os jovens: “a NASA está logo ali, não é impossível um jovem fazer parte da equipe”.
Por fim, explicou que o projeto de criação do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência ainda não foi encaminhado à Câmara por ajustes e convidou a população para o encontro com mães atípicas, nesta quinta-feira, às 19h, no SESC, reforçando a participação da comunidade nas ações municipais.

Marcel aborda apoio a sensores para diabéticos, demandas sociais e campanha do agasalho
O vereador Marcel Freitas (PSD) iniciou sua fala reforçando a importância do projeto relacionado aos sensores para pessoas com diabetes e destacou pedidos recebidos da população. “Os sensores mensais, eles giram em torno de 600 reais o tratamento hoje, se fosse fazer com sensores”, defendendo que o atendimento não se restrinja apenas às crianças, mas alcance todos que necessitam, considerando o custo contínuo do tratamento.
Ao tratar das demandas das mães atípicas, o vereador mencionou a estrutura existente no município e declarou: “esse era um assunto que não era mais para ser debatido aqui nesta casa legislativa”, citando serviços como a clínica Crescer e Evoluir, a Coopercocal Inclusiva e a APAE, e defendendo que o suporte às famílias seja garantido de forma contínua e sem interrupções.
Na sequência, reforçou a campanha do agasalho promovida no município, destacando o período de arrecadação e os pontos de coleta em postos de saúde, CRAS, CREAS, Centro DIA, escolas e igrejas. Durante o convite à população, ressaltou: “a sua doação para aquecer as famílias nesse inverno é muito importante”, pedindo a colaboração da comunidade para atender famílias em situação de vulnerabilidade, com arrecadação de roupas, calçados e cobertores.
O vereador também reconheceu a execução de serviços de limpeza na antiga escolinha do Rio Comprudente, atendendo solicitações da comunidade, e registrou agradecimento às equipes envolvidas. Por outro lado, apresentou demanda de moradores do bairro Boa Vista, na rua Luiz Denoni, relatando problemas estruturais. “Tem uma boca de lobo que faz tempo que eles pedem, que está entupida, a boca de lobo está cedendo”, além de solicitar atenção para a limpeza de vegetação no local.

Chicão reforça alerta sobre vestiário, destaca fibromialgia e propõe melhorias no NICS
O vereador Valdnei da Silva, o Chicão (PL), iniciou sua fala relatando a situação no vestiário do bairro Vila Nova, após receber denúncia. “Ontem uma catequista mandou um áudio apavorada sobre o vestiário do bairro Vila Nova”, contou, informando uma batida policial, devido a presença de indivíduos no local, que fica próximo a sala de catequese. Diante disso, afirmou: “não vamos deixar acontecer um fato para depois tomar providência”, destacando que encaminhou o caso à Defesa Civil e que há previsão de demolição da estrutura em até 15 dias para evitar riscos.
O vereador também registrou retorno de demanda atendida no bairro Jardim Fiorença, na rua Amélio Rosso, onde um buraco foi consertado após solicitação da comunidade.
Na sequência, abordou o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, destacando a necessidade de ampliar o debate sobre a condição. “É uma condição séria reconhecida pela medicina, que impacta profundamente a qualidade de vida das pessoas”, lembrou, e defendeu ações voltadas ao atendimento dos pacientes. Entre as propostas, mencionou a possibilidade de fornecimento de medicamentos à base de canabidiol e o fortalecimento da rede pública de saúde.
Chicão também apresentou sugestões para estruturação do Núcleo de Práticas Integrativas, defendendo a ampliação de atendimentos e a busca por recursos. Segundo ele, “precisamos pensar o NICS como um verdadeiro centro de referência para os portadores de fibromialgia”, com equipe multidisciplinar e serviços concentrados em um único espaço.
O vereador ainda citou a importância da implantação de práticas integrativas reconhecidas pelo SUS ainda não ofertadas e ressaltou que propostas já foram encaminhadas para análise. Ao final, reforçou que o tema envolve também outras demandas sociais e destacou a necessidade de políticas públicas voltadas ao atendimento contínuo da população.

Gilson questiona atendimentos à população atípica e destaca ações no município
O vereador Gilson Clemes iniciou sua fala levantando questionamentos sobre o atendimento às crianças e famílias atípicas no município. “Me causa estranheza ouvir os anos passando e a gente ouvindo a mesma coisa aqui”, disse, ao abordar a continuidade de demandas relacionadas às terapias. O vereador também relatou visitas a famílias e apontou preocupações com a redução de atendimentos, questionando: “como que a APAE vai atender nível 2 e 3?”, ao mencionar a necessidade de estrutura adequada e profissionais para garantir os serviços.
Gilson destacou ainda a criação de espaços voltados ao atendimento e ponderou sobre a organização dos serviços, reforçando a necessidade de clareza quanto às responsabilidades e tipos de terapias oferecidas. Ele afirmou que seguirá buscando recursos e anunciou: “a gente vai ter uma novidade boa aí na próxima semana, um recurso para a APAE”, indicando a vinda de um deputado para oficializar o repasse.
Na sequência, o vereador agradeceu ao secretário de Cultura pela realização de um evento com a participação do artista local, Evandro Lins, ressaltando o retorno positivo da comunidade. Segundo ele, ações desse tipo fortalecem o vínculo com a população e valorizam talentos do município.
Gilson também parabenizou os profissionais da saúde pelo Dia do Enfermeiro, com menção à vereadora Glícia, afirmando: “todos os profissionais da saúde de Cocal do Sul fazem isso com muito amor e com muita dedicação”. Ele relembrou o período da pandemia e destacou o trabalho desempenhado pelos profissionais, reforçando o reconhecimento à atuação da categoria.

Confira a Sessão na Íntegra
A próxima Sessão Ordinária acontece na terça-feira, 19 de maio, às 19 horas. Siga a Câmara Cocal do Sul nas redes sociais e fique por dentro dos principais acontecimentos do Poder Legislativo: Instagram – Facebook – YouTube.
Por Ana Paula Nesi












.png)


