COCAL DO SUL Previsão do Tempo
vacinas pediatricas contra a covid 19 estao disponiveis nos esfs de cocal do sul vacina crianca cocal e1646768673282
© Amanda Farias
Saúde

Vacinas pediátricas contra a Covid-19 estão disponíveis nas Unidades ESFs de Cocal do Sul

No entanto, a Vigilância Sanitária recomenda que um agendamento prévio seja feito, de preferência, por telefone.

A Vigilância Epidemiológica de Cocal do Sul, emitiu nota informando que as vacinas pediátricas para Covid-19, aquelas aplicas em crianças de 5 à 1 anos, estão disponíveis no município em todas as unidades de saúde dos bairros. No entanto é importante que os pais ou responsáveis, realizem o agendamento, junto ao seu ESF.

“O agendamento funciona n horário de funcionamento e deve ser fito, de preferência, pelo telefone”, informa o comunicado.

Vale lembrar que para a imunização das crianças entre 5 e 11 anos será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. No caso de crianças com comorbidades, um laudo médico com comprovação da condição de saúde também deve ser apresentado.

Dose pediátrica e dose adulto – as diferenças

Viva Bem, do site Uol, explica que as diferença já começam na cor da tampa do frasco para dificultar erros de aplicação nas salas de vacinação compartilhadas para adultos e crianças. A vacina pediátrica tem cor laranja.

Além da mudança estética, outras diferenças estão dentro do frasco e são marcantes. A dose usada terá apenas um terço do imunizante adulto, caindo de 30 microgramas para 10 microgramas. A quantidade de diluente usado também é menor: 1,3 ml contra 1,8 ml nos maiores de 11 anos.

Apesar disso, um ponto importante: o volume do líquido que será introduzido no braço das crianças é de 0,2 ml, ou seja, 0,1 ml a menos do que na dose de idades maiores. Essa diferença ocorre porque, além da base, há a diluição do antígeno no produto final.

A seringa a ser utilizada em crianças deve ser a de 1 ml (de agulha fina), ou seja, deve estar 20% preenchida. A recomendação é que os vacinadores mostrem a seringa preenchida aos responsáveis antes da aplicação para conferência.

A concentração de mRNA (tecnologia usada pela Pfizer, de RNA mensageiro) também será 80% menor que a da dose para adultos e adolescentes, que usa 0,5 mg/ml. Nas crianças, essa relação é de 0,1 mg/ml.

Caso a criança inicie o ciclo aos 11 anos, mas volte para a segunda dose após completar 12, deve ser mantida a administração da dose infantil.

Fonte: Viva bem – UOL