COCAL DO SUL Previsão do Tempo
vereadora sugere adesao ao projeto caixa solidaria rede brasil para promover solidariedade e sustentabilidade whatsapp image 2025 05 06 at 14.05.18 1 e1746799189198
© Divulgação
Política

Vereadora sugere adesão ao projeto “Caixa Solidária Rede Brasil” para promover solidariedade e sustentabilidade

Iniciativa propõe coleta e destinação correta de roupas usadas, reduzindo o impacto ambiental e apoiando instituições de caridade

A vereadora Maria Luiza Da Rolt apresentou nesta semana uma sugestão ao Governo Municipal para que a cidade passe a integrar o projeto “Caixa Solidária Rede Brasil”, uma iniciativa que alia responsabilidade ambiental e solidariedade social. O projeto consiste na instalação de caixas coletoras em locais públicos estratégicos e de grande circulação, para a arrecadação consciente de roupas, calçados, cobertores, bolsas e demais itens têxteis, independente do seu estado de conservação. Além disso, a proposta também prevê  uma campanha de conscientização incentivando a população a doar e refletir sobre o impacto do descarte incorreto desses materiais.

As doações são recolhidas por colaboradores do projeto, que atuam na região. O material é enviado para centros de triagem em Criciúma e Palhoça, onde passa por um processo de avaliação. O que ainda pode ser usado é doado a mais de 100 instituições de caridade. O restante segue para o seu destino correto, evitando o acúmulo de resíduos nos aterros sanitários. A caixa já é conhecida na cidade, pois o projeto possui parceria com redes de supermercados.

O problema do lixo têxtil

Dados divulgados pelo próprio projeto revelam que 80% dos resíduos têxteis no Brasil vão parar em aterros sanitários, somando mais de 136 mil toneladas descartadas inadequadamente todos os anos. Tecidos como o poliéster levam mais de um século para se decompor, enquanto outros sintéticos podem permanecer por até 400 anos no meio ambiente. 

 “Mais da metade da população brasileira nunca ouviu falar em reciclagem de roupas. Isso mostra o quanto ainda precisamos avançar em consciência ambiental. Por isso, aderir à iniciativa é um passo fundamental para tornar a cidade mais sustentável e responsável. Ao colocar nesta caixa coletora qualquer peça que não se usa mais, as pessoas além de ajudar  alguém, contribuirá para a limpeza do planeta”, destaca a vereadora.