COCAL DO SUL Previsão do Tempo
vereadores de cocal do sul aprovam dois requerimentos e nove indicacoes em sessao ordinaria 13a ordinaria por ana paula nesi 9
© Ana Paula Nesi
Política

Vereadores de Cocal do Sul aprovam dois requerimentos e nove indicações em sessão ordinária

Indicações tratam de melhorias no trânsito, infraestrutura, meio ambiente e assistência social

Na noite de terça-feira (06), a Câmara Municipal de Cocal do Sul realizou a 13ª Sessão Ordinária do ano. Na pauta do dia, dois requerimentos e nove indicações foram apresentados, discutidos e aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes.

Requerimentos buscam informações sobre obra e arrecadação municipal

O primeiro requerimento foi apresentado de forma conjunta pelas bancadas do MDB (Glicia Pagnan; Julio Fogaça de Oliveira; Vicervânio Bez Fontana), e do PL (Gilson Clemes; Valdnei da Silva). Os vereadores solicitaram informações atualizadas sobre as pendências nas adequações da obra da Instituição de Educação Infantil Rita Consoni. Além disso, querem saber qual o prazo previsto para o início das atividades escolares no local.

Já o segundo requerimento, apresentado pela bancada do MDB, pede que o Poder Executivo encaminhe à Câmara os valores arrecadados pelo município nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2025.

Indicações tratam de melhorias no trânsito, infraestrutura, meio ambiente e assistência social

Três indicações foram apresentadas pelo vereador Marcelo Dalló (PP). A primeira solicita a instalação de uma lombada na rua Wanderlei Agostinho Martins Marcelino, no bairro Boa Vista, logo no início da descida do morro, para melhorar a segurança dos motoristas e pedestres. A segunda pede o aumento da capacidade dos reservatórios de água do SAMAE, visando garantir o abastecimento em épocas de estiagem/seca. A terceira propõe a construção de uma usina fotovoltaica para fornecer energia limpa às estruturas públicas e, futuramente, aos veículos elétricos da administração, gerando economia aos cofres públicos.

A bancada do MDB, formada por Glícia Pagnan, Julio Fogaça e Vicervânio Bez Fontana, apresentou uma indicação sugerindo que o Departamento de Trânsito identifique corretamente todas as vias da cidade com placas de nome de rua e bairro, além de mapear e repor as sinalizações de trânsito que estejam ausentes ou danificadas.

A bancada do PSD, composta por Marcel Freitas e Cirlene Scarpato, trouxe três propostas. A primeira sugere a criação de um recuo para estacionamento na lateral da Rua Azaleia, desde a Rua Manoel Caetano da Silva até o portão principal do Campo Municipal, no bairro Monte Carlos. A segunda propõe um estudo para instalação de cisternas em todas as escolas municipais, aproveitando melhor a água da chuva. A terceira pede que o Executivo elabore projetos para a construção de novos portais turísticos, já que os atuais não poderão ser reaproveitados com a duplicação da SC-108.

A vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) também apresentou duas indicações. A primeira propõe a adesão do município ao projeto “Caixa Solidária Rede Brasil”, que promove o descarte correto e solidário de tecidos, como roupas, calçados e cobertores. A ideia é espalhar caixas coletoras em locais estratégicos e envolver a comunidade, especialmente as escolas, em ações de conscientização. O material é recolhido por equipes do projeto, que destinam roupas em bom estado a instituições de caridade e o restante à reciclagem.

A segunda indicação da vereadora pede a criação do projeto “Inclusão Digital para a Melhor Idade”. A proposta visa capacitar idosos para o uso seguro de tecnologias, promovendo autonomia, aprendizado prático e o combate à exclusão digital.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara será realizada na terça-feira, dia 13 de maio, a partir das 19h.