COCAL DO SUL Previsão do Tempo
programa novos caminhos celebra participantes e parceiros durante evento em criciuma evento novos caminhos 13 12
© Divulgação
Justiça

Programa Novos Caminhos celebra participantes e parceiros durante evento em Criciúma

O evento aconteceu na última quarta-feira (13) no auditório do Senac, em Criciúma, e celebrou as atividades promovidas na região Sul

O programa Novos Caminhos, por meio da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e instituições parceiras promoveu uma nova cerimônia, em Criciúma, para homenagear seus parceiros, voluntários e as estrelas do programa, os adolescentes participantes. O evento aconteceu na última quarta-feira (13) no auditório do Senac, em Criciúma, e celebrou as atividades promovidas na região Sul que abrange as comarcas de Araranguá, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Muller, Meleiro, Santa Rosa Do Sul, Sombrio, Turvo e Urussanga. 

A juíza Elaine Veloso Marraschi, titular da Vara Única da comarca de Forquilhinha e no ato representando o coordenador da CEIJ, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, destacou que a inserção de um jovem no mercado de trabalho, um dos objetivos do programa, através da capacitação e do preparo para a vida adulta e independente é de suma importância, para que assegure um futuro digno, no qual apenas não se sinta apto para seus intuitos pessoais e profissionais, mas que também se perceba totalmente inserido na sociedade.

“No decorrer dos anos não se constata somente a implantação com sucesso do Programa Novos Caminhos, que já atendeu milhares de jovens, mas também a adesão cada vez maior de empresas e entidades. O que nos dá a certeza que o projeto só tem a prosperar e garantir a um número cada vez maior de jovens um futuro cada vez mais promissor com o foco no desenvolvimento de suas próprias habilidades”. A magistrada destacou ainda, que não há como se pensar em igualdade sem voltar os olhares para aqueles que dependem, mais do que tudo, de apoio do Estado e da sociedade para alcançar sua evolução psíquica, profissional e pessoal. “Aos adolescentes, estejam certos de que o esforço de todos vocês é primordial para a excelência deste programa. Não tenham dúvidas que o caminho que hoje trilham, dia após dia, traduz-se como o passo inicial para um futuro brilhante, próspero e que os possibilite ao exercício pleno de sua cidadania. Continuem acreditando em vocês”.

O diretor de Família, Infância e Juventude da AMC e juiz titular da 3ª Vara Cível da comarca de Criciúma, Raphael Mendes Barbosa agradeceu aos idealizadores e demais parceiros do PNC. “Esse programa maravilhoso que temos o prazer de tê-lo como nosso, que nasceu no nosso Estado e esse ano tornou-se uma boca prática do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que será nacionalizado”. Destacou ainda que o PNC é uma oportunidade que os formando “tiveram e ainda têm, nas próximas fases, de estudarem, se qualificarem e terem a oportunidade para o momento em que forem para família substituta ou deixarem as casas de acolhimento, seguirem a vida com as próprias pernas”.

“Dentro de todos os programas sociais da FIESC, o Novos Caminhos tem um protagonismo especial no Sul do estado, transformando a realidade de muitas crianças e adolescentes para que alcancem uma vida digna e autônoma. Foi mais um ano de muitas realizações no Programa, levando iniciativas de educação e de saúde, que trazem empoderamento e inspiram para o alcance de sonhos individuais e coletivos, e que também nos permitiram refletir sobre novas ideias para ampliação do público-alvo e novas parcerias para 2024”, afirmou Graziela Silva Branco, gerente executiva das regionais Sul e Litoral Sul do SESI SENAI.

O anfitrião do evento, diretor da Faculdade Senac Criciúma, Paulo Wienhag, também destacou o momento especial que estavam vivendo em certificar tanto os empresários, quanto os alunos que participaram desse grande projeto ao longo de 2023. “O Programa Novos Caminhos é o momento de oportunidade que abrem possibilidades para que os alunos tenham condições de ter uma carreira profissional, perceberem a necessidade de darem continuidade aos seus estudos e assim terem autonomia”. Também participaram da entrega de homenagens o juiz Rafael Milanesi Spillere, diretor do foro da comarca de Criciúma, e o juiz Pablo Vinicius Araldi, titular do Juizado Especial Cível de Criciúma.

Além dos adolescentes em acolhimento serem homenageados, também foram celebradas empresas com título de “Empresa Amiga” e “Empresa Cidadã” do programa, além de reconhecer a equipe técnica das instituições e casas de acolhimento e voluntários como “Cidadão Amigo”. Uma das iniciativas reconhecidas foi o projeto Acolhendo com Amor, iniciado em 2021 e formado por voluntários e voluntárias da comarca de Criciúma, que promove atividades recreativas para os cerca de 50 acolhidos dos três lares de acolhimento institucional da comarca.

O Programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a AMC e a FIESC/SESI/SENAI. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.