COCAL DO SUL Previsão do Tempo
tribuna confira o que foi assunto na 12a sessao ordinaria da camara cocal do sul microfone 1
© Ana Paula Nesi
Política

Tribuna: saiba o que foi assunto na 37ª Sessão Ordinária da Câmara de Cocal do Sul 

Seis dos nove vereadores fizeram uso da tribuna para tratar de assuntos variados, entre eles infraestrutura, coleta de lixo, saúde, educação, eventos e trânsito.

A 37ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul foi realizada na noite de terça-feira, 21 de outubro. Durante a reunião, seis dos nove vereadores fizeram uso da tribuna para tratar de assuntos variados, entre eles infraestrutura, coleta de lixo, saúde, educação, eventos e trânsito, além de outras demandas relacionadas ao cotidiano do município.

Marcel faz reflexão sobre o papel da política e critica uso de eventos comunitários para disputas partidárias

Na sessão desta terça-feira (21), o vereador Marcel Freitas (PSD) utilizou a tribuna para fazer uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da política e sobre o uso da polarização nas discussões públicas. “O verdadeiro sentido da política deveria ser, acima de tudo, o bem comum e o povo”. O parlamentar destacou que, quando o debate político se transforma em uma disputa entre lados, perde-se o foco nas necessidades reais das pessoas, na justiça social e no desenvolvimento sustentável da sociedade. “A polarização política, quando levada ao extremo, transforma os debates construtivos em guerras ideológicas. E aí, o foco sai das soluções e vai para os rótulos”, afirmou.

Durante o discurso, o vereador comentou sobre as críticas feitas nas redes sociais à Festa das Crianças, realizada no último domingo. Ele considerou inapropriado o uso político de um evento voltado à comunidade e destacou o envolvimento dos voluntários e moradores que contribuíram para o sucesso da atividade. “Usar um evento voltado para o bem-estar das crianças como palco de rivalidades políticas vazias normalmente revela mais sobre o crítico do que sobre a festa em si”.

O parlamentar reforçou que a festa foi um momento de inclusão e alegria e que o número de participantes mostrou o sucesso da iniciativa. “Sim, havia filas nos brinquedos, e como mencionado, se havia filas é porque o evento foi um sucesso. Tinha muitas crianças lá brincando”, pontuou. Ele defendeu que, em vez de buscar falhas, a sociedade deve valorizar o trabalho voluntário e incentivar mais ações como essa.

Marcel encerrou sua fala parabenizando os organizadores e voluntários pela dedicação e agradeceu a participação de Edésio com seus cavalos, que proporcionaram momentos de diversão às crianças. “Tem crianças que sabemos que durante o ano não conseguem brincar como brincaram domingo por questões financeiras, então realmente nós temos sim que proporcionar esses momentos para todas as nossas crianças”, lembrou. Ele concluiu pedindo menos politicagem e mais empatia: “Vamos deixar a politicagem para a época de eleição, agora não é o momento.”

tribuna saiba o que foi assunto na 37a sessao ordinaria da camara de cocal do sul 37a ordinaria por ana paula nesi 8

Chicão convida para evento do PL Mulher, comenta projetos e faz análise sobre cargos e salários em projeto do Executivo

Na sessão da Câmara desta terça-feira (21), o vereador Valdnei da Silva, o Chicão (PL), iniciou sua fala convidando todas as mulheres de Cocal do Sul para o evento do PL Mulher, alusivo ao Outubro Rosa. “Acontecerá no dia 22 de outubro, às 19 horas, no Centro Técnico da Cooperativa, no bairro Boa Vista”, anunciou. Segundo o vereador, será um encontro voltado ao acolhimento, à prevenção e à força feminina. “Cuidar de si também é um ato de amor”, afirmou.

Em seguida, Chicão relatou sua participação na 11ª Jornada Científica do Colégio Maximiliano Gaidzinski (CMG), agradecendo à diretora Jordana pelo convite e destacando a importância do evento para a comunidade escolar. Ele também elogiou as apresentações dos alunos e a presença das famílias.

O vereador aproveitou para parabenizar a Coopercocal pelo projeto “Coopercocal na Comunidade”, realizado no bairro Monte Carlos. Citou como destaque o projeto da Clínica Inclusiva da Cooperativa, que atenderá cerca de 140 crianças com autismo, e convidou a população para a próxima edição do evento no bairro Cristo Rei. Além disso, mencionou a realização de um torneio de canastra na sede recreativa da cooperativa, convidando os moradores a participarem com suas famílias.

Chicão comentou ainda, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 05/2025, que trata da criação de cargos e funções no município. O vereador chamou atenção para os requisitos de escolaridade das vagas de fiscal de obras, meio ambiente e agente sanitarista, defendendo que deveriam exigir ensino superior. “Como um fiscal de meio ambiente, com ensino médio, por exemplo, vai estar lavrando um auto de infração, fazendo embargo e respondendo ao Ministério Público? É óbvio e necessário que tenha ensino superior”, argumentou.

Ele também destacou a necessidade de criação do cargo de fiscal de posturas, ausente no projeto, e alertou para o impacto financeiro dos reajustes previstos. Segundo Chicão, os aumentos de quase 100% em alguns cargos podem elevar os gastos com a folha de pagamento. O vereador concluiu afirmando que a gestão pública precisa equilibrar as contas e planejar o futuro orçamentário do município.

tribuna saiba o que foi assunto na 37a sessao ordinaria da camara de cocal do sul 37a ordinaria por ana paula nesi 7

Julio anuncia novo trevo alemão, destaca conclusão de parques e defende melhorias na educação e segurança

O vereador Júlio Fogaça (MDB) utilizou a tribuna nesta terça-feira (21) para relatar fiscalizações e visitas realizadas durante a semana e apresentar sugestões ao Executivo. Ele iniciou destacando uma melhoria no trânsito do município. “Recebi do Brolese o comunicado que aqui em cima, no cruzamento com o Ângelo Peruchi, na frente do Cachorro Quente e 24 Horas, vai ser feito um trevo alemão”, afirmou. Segundo ele, a obra atenderá uma demanda antiga de motoristas e moradores que enfrentam dificuldades para cruzar a via.

O vereador também representou a Câmara na abertura do SITC, evento científico do Colégio Maximiliano Gaidzinski (CMG). “É uma Semana de Integração Tecnológica e Científica. É um programa que os alunos desenvolvem durante o ano todo, com pesquisa e parte prática nas indústrias”, explicou. Ele recordou sua própria experiência como aluno e incentivou os estudantes a aproveitarem a oportunidade de aprendizado.

Na sequência, Fogaça informou que o parque da Vila Nova foi concluído e que o parque atrás do Bistek, está em fase final. Também relatou a limpeza no loteamento Locatelli, que vinha sendo reivindicada pelos moradores, e elogiou a ampliação da coleta de lixo no interior, destacando a melhora percebida após a mudança no cronograma.

Ao abordar a educação, o vereador comentou visitas realizadas às creches municipais e apontou a necessidade de reforço nas equipes. “As creches têm só a diretora e os professores, merendeiras e serventes. Às vezes falta algum professor, e a diretora tem que fazer a recepção, o papel de diretora e ainda cobrir algum professor que está faltando”, afirmou. Ele sugeriu que a Secretaria de Educação estude a criação do cargo de secretária para essas unidades, com o objetivo de aliviar a carga administrativa das diretoras.

Fogaça também manifestou preocupação com a segurança pública, após o furto de cestas básicas no CRAS. Ele defendeu medidas de enfrentamento ao uso de drogas e citou o modelo adotado em Florianópolis. “A pessoa que está num nível extremo de uso de crack não responde mais por si. Internação involuntária é uma medida extrema, mas deve ser defendida”, declarou.

tribuna saiba o que foi assunto na 37a sessao ordinaria da camara de cocal do sul 37a ordinaria por ana paula nesi 6

Glícia Pagnan cobra fiscalização nas obras de lajotas e reforça importância da prevenção ao câncer de mama

Em sua primeira pauta na Tribuna desta terça-feira (21), a vereadora Glícia Pagnan (MDB) destacou que alguns trechos da cidade receberam melhorias nas lajotas, mas outros continuam em situação precária. Ela apresentou imagens da rua Salute Maccari que permanece sem reparos, e relatou que moradores têm procurado os vereadores para cobrar providências. “O que eu venho aqui pedir à Secretaria de Obras, é que faça a fiscalização das empresas que estão fazendo esses trabalhos.” Segundo ela, há locais com uma pessoa fazendo o trabalho, sem ninguém fiscalizar se está correto.

A vereadora defendeu que o município tenha um acompanhamento mais rigoroso sobre a qualidade dos serviços executados, para evitar prejuízos à população. Ela lembrou que existe a Lei nº 1883, que garante indenização a terceiros por danos causados em decorrência de irregularidades em vias públicas, mas ressaltou que o processo é demorado e causa transtornos. “O cidadão muitas vezes tem só aquele veículo para levar os filhos à escola, ir trabalhar, e acaba perdendo tempo, precisa fazer três orçamentos, registrar boletim de ocorrência, para poder ir atrás do seu direito”, explicou. Para ela, o ideal é que o município mantenha uma rotina de manutenção eficiente, evitando que ocorram danos e prejuízos.

No segundo tema, Glícia falou sobre o Outubro Rosa, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “É o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. E todos aqui temos que cuidar das nossas mulheres, e que as nossas mulheres cuidem umas das outras”, declarou. Ela destacou que o Brasil tem cerca de 73.610 novos casos por ano, e que o avanço da medicina permite tratamentos mais acessíveis, desde que o diagnóstico seja feito a tempo.

A vereadora também citou o trabalho da Associação Amigas do Peito, de Cocal do Sul, que realiza ações de apoio a mulheres com câncer e promove, neste sábado, o tradicional jantar beneficente. Glícia finalizou pedindo que as mulheres façam os exames preventivos e destacou a ampliação da faixa etária para mamografia, agora a partir dos 40 anos. “A luta contra o câncer de mama é uma luta de todos: do governo, da sociedade civil organizada e do setor privado”, concluiu.

tribuna saiba o que foi assunto na 37a sessao ordinaria da camara de cocal do sul 37a ordinaria por ana paula nesi 5

Maria Luiza destaca novo Centro Multiprofissional, cobra melhorias em via pública e elogia evento para crianças

Na sessão desta terça-feira (21), a vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) destacou a inauguração do Espaço Crescer e Evoluir de Cocal do Sul, primeiro Centro Multiprofissional Público da região sul. “É o primeiro Centro Multiprofissional Público da região sul, que iniciou o funcionamento ontem, com equipe experiente, estrutura inédita e fluxos de atendimento integrados na rede municipal, com foco em crianças com transtornos de neurodesenvolvimento, autismo e deficiências intelectuais”, explicou. O espaço conta com profissionais especializados em fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e pediatria.

Ela informou que levantamento das secretarias de Educação e Saúde identificou cerca de 150 alunos com algum tipo de transtorno do neurodesenvolvimento e detalhou o início dos atendimentos. “Primeiro serão encaminhados os pacientes que estão em tratamento em clínicas conveniadas. A Secretaria de Saúde está aguardando um relatório da clínica para que possa fazer essa transição de atendimento”, disse. A vereadora reforçou que os pacientes de nível 1 serão atendidos pelo novo espaço, enquanto os de nível 2 e 3 e com deficiências intelectuais seguirão acompanhados pela APAE.

Maria Luiza comentou ainda informações sobre supostas reduções nas terapias em clínica conveniada. Segundo ela, a Secretaria de Saúde esclareceu que não houve determinação nesse sentido. “Nada disso é por orientação da Secretaria de Saúde. Muito pelo contrário, o ofício protocolado na clínica ressalta que o atendimento não pode ser parado até que a migração total das crianças seja concluída”, afirmou.

Na sequência, a parlamentar fez um pedido à Secretaria de Obras para que realize com urgência a operação tapa-buraco na Rua Edson Gaidzinski, no Centro, destacando que é uma das principais vias da cidade e precisa de atenção para garantir segurança na trafegabilidade.

Por fim, a vereadora registrou o sucesso da Festa das Crianças, que reuniu mais de 3 mil pessoas, e convidou a comunidade para o evento de encerramento do Outubro Rosa, em 29 de outubro, que discutirá a importância da participação feminina nas políticas públicas.

tribuna saiba o que foi assunto na 37a sessao ordinaria da camara de cocal do sul 37a ordinaria por ana paula nesi 4

Gilson cobra funcionamento efetivo do novo centro multiprofissional e comenta demandas sobre lixo e trânsito

Na sessão desta terça-feira (21), o vereador Gilson Clemes (PL) destacou três temas principais em sua fala na tribuna. Sobre o novo centro multiprofissional, Gilson afirmou ter visitado o local pela manhã e relatou que a estrutura ainda não está completamente em operação. “Bater foto é bonito, inaugurar é bonito, sim, mas a gente precisa realmente ter cuidado com isso, porque, na prática, não é o que a gente está vendo”, declarou.

Segundo ele, durante a visita não havia profissionais atendendo no espaço. “Fiquei lá uma hora e pouca e não vi atendimento nenhum”, afirmou. O vereador disse que pretende continuar fiscalizando o funcionamento do centro e convidou os demais vereadores a acompanharem de perto a situação. “Vamos esperar mais uns dias e eu convido todos os vereadores aqui para ir todos os dias lá e ver a realidade que é”, completou.

Em seguida, Gilson abordou o serviço de coleta de lixo no interior do município. O vereador informou ter recebido reclamações de moradores, especialmente da comunidade de Rio Galo, sobre a redução na frequência da coleta. Após conversar com o prefeito e o secretário de Obras, afirmou que a situação está sendo ajustada. “O prefeito falou que essa primeira semana vai ser uma semana de adequação e, sim, o caminhão vai passar duas vezes por semana”, explicou. Gilson reforçou que continuará fiscalizando para garantir o cumprimento do cronograma informado.

O vereador também comunicou que recebeu um abaixo-assinado de moradores da Rua Santa Catarina, solicitando que o trecho se torne mão única. Ele relatou que o documento será entregue ao responsável pelo setor de trânsito, para encaminhamento ao Conselho Municipal.

Por fim, Gilson mencionou o trabalho realizado pelo Instituto Maximiliano Gaidzinski (IMG) e destacou a importância da educação técnica. Ele elogiou os profissionais da instituição e sugeriu que o município busque ampliar bolsas de estudo para tornar o acesso mais viável. “Se a gente conseguir trazer esse benefício, fica mais acessível, já que o valor é relativamente alto para quem é assalariado”, disse.

tribuna saiba o que foi assunto na 37a sessao ordinaria da camara de cocal do sul 37a ordinaria por ana paula nesi 3

Confira a Sessão na Íntegra

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira, 04 de novembro, às 19 horas. Siga a Câmara Cocal do Sul nas redes sociais e fique por dentro dos principais acontecimentos do Poder Legislativo: Instagram – Facebook – YouTube.