Olá, leitores do Cocal360!
Hoje iniciamos uma abordagem semanal sobre promoção da saúde e prevenção de doenças de maneira informativa e leve, com dicas e interação com outros profissionais.
Sabemos que a prática de exercício físico regularmente ajuda na manutenção e na melhora da saúde vascular. Todavia, quando se fala de exercícios, logo pensamos em somente ir para academia, corrida ou musculação.
Bom, saiba que quando um médico angiologista recomenda ao paciente a prática de exercícios a intenção não é criar um atleta, mas sim fazer com que a pessoa se movimente, pois para a saúde vascular até mesmo exercícios leves, como a caminhada, ajudam.
Com eficácia comprovada por uma série de estudos ao longo de décadas, yoga é considerada uma técnica benéfica para o alívio da dor e do estresse, além de aumentar a autoestima, favorecer o cuidado, a qualidade de vida e a cura.
É comprovado que auxilia no controle da pressão arterial, nos níveis de triglicérides, na circulação sanguínea, no equilíbrio, além de estimular o sistema nervoso promovendo o relaxamento, auxiliando na recuperação e processos de restauração do organismo, sendo que, quando feita com frequência ajuda a definir o corpo.
Conforme a profa. de Yoga, Márcia Koche Milanez do Núcleo Satya: “Podemos definir o yoga como um exercício cardioprotetor, além de melhorar a postura, aliviar o estresse e a ansiedade, relaxar, regular o sono e o sistema digestivo! Para tornar tudo melhor, a sensação de relaxamento e bem-estar já pode ser experimentada desde a primeira aula. Cada pessoa tem uma experiência única e individual com cada prática.”
O Yoga estimula uma dieta saudável, a melhora do humor, um sentimento de autoeficiência e uma forte qualidade de vida geral porque trabalha o corpo e a mente de forma integrada.
Mas para iniciar consulte seu médico angiologista e uma professora de yoga, pois como qualquer atividade física também possui, apesar de poucas, suas restrições.
Que tal? Vamos nos motivar e o hábito nos fazer continuar?
Muita saúde e até semana que vem.
Por Dra. Ana Nazário CRM-SC 14261